Durante cerimônia de premiação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, nesta terça-feira, 11, no Rio de Janeiro, o presidente Lula (PT) disse que os cientistas brasileiros precisam “criar vergonha” e desenvolver um produto de inteligência artificial (IA) em português.
Na ocasião, Lula afirmou que pediu a especialistas que executassem um plano e os desafiou a criar algo no segmento. “Eu desafiei os nossos cientistas: “Vamos criar vergonha, vai ter uma conferência nacional em julho, e vocês tratem de me apresentar um produto de inteligência artificial em língua portuguesa, criado pelos brasileiros”, contou. “Porque a gente não vai permitir que nos roubem a criação da inteligência artificial, assim como foi roubada a criação avião”, afirmou.
Em março, Lula conversou com a ministra Luciana Santos sobre um plano para desenvolver uma IA “genuinamente guarani”, que promova avanços e regule o uso da tecnologia. A ideia surgiu depois de reunião com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, no dia 6.
Desafio aos cientistas brasileiros
Lula questionou a dependência de outros países em relação à IA. “Só ouço falar em inteligência artificial, mas, se é tão importante, por que esperar copiar os Estados Unidos, Japão ou Coreia?”, perguntou.