sexta-feira, novembro 15, 2024
InícioDestaqueLula acusa governadores de omitirem informações sobre crimes

Lula acusa governadores de omitirem informações sobre crimes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, ao final da reunião sobre a PEC da Segurança Pública com representantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, que os governadores omitem informações sobre crimes. A declaração foi feita na presença de governadores e vices na reunião realizada na quinta-feira 31.

O petista começou o discurso final num tom mais leve e afirmou que a PEC não é um “produto acabado”, mas passível de discussão. “A PEC não é um produto acabado, é apenas a chave que está abrindo uma porta para um debate, que, se a coisa é da gravidade que todos vocês falaram, é o tema principal a ser encontrado uma solução”, declarou Lula.

O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski fala durante reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e governadores. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Lula e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, reuniram governadores e vices de todos os Estados na quinta-feira, 31 de outubro | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A solução, segundo ele, “vai passar por mudança de lei e por mudança de comportamento” das “instituições democráticas”. “Fico imaginando como prefeitura média ou grande não tem a própria polícia também”, declarou Lula.

“Cada um produz a informação que lhe interessa”, diz Lula a governadores

Entretanto, o petista subiu o tom e acusou governadores genericamente, sem indicar o nome de nenhum deles, de omitir informações sobre o número de crimes. Lula disse que “cada um produz a informação que lhe interessa”.

Ele fez as acusações logo depois de dizer que o governo federal nunca atuou de forma contundente na segurança pública em razão da autonomia dos Estados.

“Tem governador que omite as informações da apuração dos crimes, tem governador que omite a quantidade de gente que morreu, que ainda não sabe por que morreu; ou seja, cada um produz a informação que lhe interessa e muitas vezes a informação que interessa ao delegado da polícia que é chefe, ao coronel que manda no batalhão”, afirmou. “Então a gente quer tornar essa questão da Segurança Pública uma coisa mais civilizada.”

Durante a reunião, Lula também ironizou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que disse que o Estado adotou projetos que melhoraram significativamente a segurança pública. Veja as principais propostas da PEC da Segurança Pública aqui.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui