No verão do Hemisfério Norte de 2010, LeBron James chocou o mundo ao trocar o Cleveland Cavaliers, franquia pelo qual tinha sido draftado em 2003, por outro rival da Conferência Leste, o Miami Heat, para formar um Big 3 com Chris Bosh e Dwyane Wade mirando uma dinastia na NBA.
A iniciativa logo encontrou o muro alemão do Dallas Mavericks, o pivô Dirk Nowitzki. O gigante de 2,13m vinha sendo contestado até aquela temporada 2010/11 por ter sido MVP em 2006/07, mas eliminado pelo oitavo colocado, o Golden State Warriors, logo na primeira rodada dos playoffs.
Em 2005/06, para piorar, os Mavs tinham perdido a decisão do título para os Heat, com o ainda terceiranista D-Wade sendo eleito o MBP das Finais. Aquele encontro em 2011, portanto, era essencial para ambos os lados.
E quem sorriu, como se sabe, foi Dirk Nowitzki. Foi uma temporada histórica, com médias de 24,1 pontos, 7,3 rebotes e 2,6 assistências ao longo de 94 jogos somando temporada regular e playoffs, para levar os Mavs ao título inédito.
Agora em 2024, o Dallas chega a mais uma decisão de NBA. De novo, os campeões do Leste — agora, o Boston Celtics — aparecem como favoritos. Por isso, de novo, os Mavs apostam num europeu com nível de MVP para tentar o bicampeonato: Luka Doncic.
O esloveno de apenas 25 anos de idade e lenda do Real Madrid tem números impressionantes: são 32,9 pontos, 9,3 rebotes e 9,6 assistências em 87 partidas ao longo de toda a temporada 2023/24.
É a primeira grande chance de levantar uma questão: quem é o maior nome da história dos Mavericks? Mesmo campeão, porém, Luka Magic ainda estaria muito atrás em um quesito importante: o número de jogos pela franquia de Dallas.
O German Jesus soma 1.667 partidas com a camisa azul e branca, enquanto o atual franchise player está distante, com 445 duelos. O pivô ainda leva a melhor no percentual de acertos de bolas de três pontos e de arremessos no geral.
Curiosamente, Dirk conseguiu passar o bastão diretamente a Luka, já que a última temporada do alemão na NBA foi a de 2018/19, justamente a primeira do esloveno — mas os Mavs tiveram a 14ª e penúltima campanha do Oeste, com 33 vitórias e 49 derrotas.
Um novo capítulo na história do Dallas Mavericks começa a ser escrito nesta quinta-feira (6), às 21h30, no TD Garden, em Boston, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, quando começam as finais da NBA.