Neste domingo (4), às 16h (horário de Brasília), Palmeiras e São Paulo se enfrentam pela Supercopa do Brasil. O duelo acontece no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, um palco marcante na história do futebol mundial e também para um jogador envolvido no Choque-Rei.
Luiz Gustavo, volante do Tricolor, volta pela primeira vez ao local do histórico 7 a 1 sofrido pelo Brasil contra a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014. O atleta foi titular em uma das partidas mais emblemáticas da Seleção Brasileira e acabou escolhido pela torcida como um dos responsáveis pelo vexame.
A derrota no semifinal do Mundial mudou a vida do atleta, que agora, para acompanhar o bom início no São Paulo, espera ter um final feliz no Mineirão.
O jogador marcou seu primeiro gol com a camisa do São Paulo na vitória contra a Portuguesa, no dia 27 de janeiro. Após o jogo, o volante são-paulino fez uma revelação sobre o impacto do 7 a 1 em sua vida e declarou não ter redes sociais há 10 anos.
Já tem 10 anos que me afastei. Na Copa (de 2014) só quem estava lá sabe o que passou. Depois disso tive paz. E de paz eu não abro mão
Luiz Gustavo em entrevista coletiva
Com carreira consagrada na Europa, o atleta de 36 anos agora começa a escrever sua história no Tricolor. No clássico contra o Corinthians na última terça-feira (30), o volante foi decisivo mais uma vez, marcando um gol de cabeça e contribuindo para a quebra de um tabu. A equipe são-paulina nunca havia vencido o rival na Neo Química Arena.
OLHA O GOOOOOOOL DO TRICOLOR!
LUIZ GUSTAVO MARCA O SEGUNDO DO SÃO PAULO! #FutebolPaulista #PaulistãoSicredi pic.twitter.com/QTemnrhLwC— Paulistão (@Paulistao) January 30, 2024
Além da entrega, outra característica de Luiz Gustavo é a liderança. Em pouco tempo de clube, o jogador virou referência até para o técnico Thiago Carpini, que é apenas três anos mais velho do que ele.
Após a vitória sobre o Corinthians, o treinador exaltou uma atitude específica do volante e revelou que tem observado o comportamento dele e absorvido as lições para a própria caminhada profissional.
“Um cara muito positivo, muito trabalhador, muito profissional, né? Antes do jogo ali, mesmo não iniciando a partida, ele passou para falar com cada um dos atletas. Isso eu achei uma atitude nobre, fantástica. Um cara também que fica tantos anos jogando em alto nível na Europa não é à toa. Ele tem o porquê disso tudo. E a gente começa a fazer essas reflexões e começa a trazer para a minha vida, para a minha realidade, para o que eu quero para mim”, declarou Carpini.
𝐃𝐞𝐜𝐢𝐬𝐢𝐯𝐨!
Luiz Gustavo entrou e marcou mais uma vez 🤩#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/F3e55AaIh9
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 31, 2024
Quase dez anos depois, Luiz Gustavo volta ao Mineirão pela primeira vez para espantar o fantasma do 7 a 1, conquistar mais uma taça inédita na vitoriosa carreira e escrever uma nova história no estádio em Belo Horizonte.