Após um terremoto de magnitude 5,3 graus na escola de Richter ser registrado em Portugal na manhã desta segunda-feira (26), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), diversos famosos brasileiros que estão na região compartilharam, nas redes sociais, relatos sobre o ocorrido.
Conforme o IPMA, o tremor se deu por volta das 5h11 (horário local), a uma profundidade de 16 km. A CNN Portugal confirmou que o abalo foi sentido por toda a região de Lisboa, mas também por Oeiras, Loures e Almada.
Em seu perfil no Instagram, a atriz Luana Piovani, 47, disse ter sentido a terra tremer. “Eu acordei de madrugada e pensei nisso, mas sabe aquele acordo zumbi de 4 segundos assim? Voltei a dormir. Agora de manhã só se fala nisso e parece que foi um abalo sísmico bem forte”, contou.
A artista também contou já ter passado por algo similar quando morava no Japão. “Mas nunca mais tinha sentido. É uma sensação bem maluca porque você sente que tem alguma coisa acontecendo, mas você leva um tempo para entender que a terra está tremendo”, acrescentou.
Já Letícia Spiller, 51, que está em Portugal a trabalho, repostou a notícia e, assim como Piovani, disse: “Essa madrugada, por aqui, a terra tremeu”.
Casada com o ex-goleiro Julio César, a atriz Susana Werner, que mora na Europa há mais de 20 anos, disse não ter sentido nada. “Terremoto de magnitude 5,4 na escala Ritcher atinge Portugal. Graças a Deus não sentimos aqui em casa. Medo! Alguém sentiu aí?”, escreveu.
Nome por trás de diversas novelas da Globo, o autor Aguinaldo Silva, 81, disse ter sentido os tremores. “5:30 da manhã, 20 minutos após o tremor da terra aqui em Portugal, magnitude de 5,9, que me acordou e me fez pular da cama. Tudo calmo, ninguém na rua”, garantiu ele.
Quem também não escondeu o susto foi o ator Marcos Caruso, 72, que explicou ter ficado sem entender exatamente o que havia acontecido.
“Eu senti, estava dormindo, acordei com a cama tremendo. Levantei, olhei embaixo da cama porque achei que tivesse um bicho. Saí na janela e vi que não tinha acontecido nada. Nem pensei em abalo sísmico, em terremoto, nada, e voltei a dormir. Acordei sabendo disso, mas não aconteceu nada, estamos todos bem, graças a Deus! Obrigado pela preocupação”, comentou.
Mais de 47 mil pessoas morreram na Europa em 2023 devido ao calor