terça-feira, abril 15, 2025
InícioCiência e tecnologiaLua Rosa surge no céu e fica mais distante do olhar humano

Lua Rosa surge no céu e fica mais distante do olhar humano

A primeira microlua de 2025 resolveu dar as caras no céu. E não era qualquer Lua cheia — era a famosa Lua Rosa ou Lua Cheia Rosa. Ela surgiu na virada da noite de sábado 12 para este domingo, 13.

O registro ocorreu enquanto a Estação Espacial Internacional IISS) orbitava a 423 quilômetros acima da fronteira entre Washington e Oregon, no noroeste dos Estados Unidos (EUA).

O evento sinaliza que, no Hemisfério Norte, a primavera teve início, enquanto, no Sul, informa a chegada do outono. Apesar do nome colorido, a Lua segue firme e branca.

O apelido Rosa remente à flor moss pink, também conhecida como phlox rastejan. Nessa época de início de primavera, as flores começam a surgir no leste do país.

A National Aeronautics and Space Administration (Nasa), sempre ligada nos assuntos do céu, explica que microlua (também conhecida como apogeu) é quando a Lua fica mais longe da Terra — cerca de 403 mil km de distância.

Lua Rosa fica no apogeu

Perigeu é o nome dado ao ponto da órbita da Lua (ou de qualquer satélite ao redor da Terra) em que ela está mais próxima da Terra. É o oposto de apogeu, quando ela está no ponto mais distante.

Mesmo sendo a mesma Lua de sempre, dessa vez quem olhou teve que prestar mais atenção. Por estar longe, ela parecia mais tímida — menor e com aquele brilho mais discreto no céu da noite.

Já a superlua é o contrário. Ela pode ser assim denominada quando chega ao perigeu — bem mais perto da Terra. Nesse caso, ela aparece grandona, como um holofote, mais iluminada do que nunca.

O tamanho aparente da Lua, neste momento, chega a ser 14% maior e p brilho, aumenta cerca de 30% mais do que na época do apogeu.

A Lua cheia, portanto, tem suas nuances. Pode ser imponente na condição de superlua. Mas. às vezes, como agora, ela se torna mais discreta, e, como microlua, envia um brilho mais suave.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui