O Museu do Louvre é o museu que mais cresceu nas buscas do Google Maps em 2023. É o que aponta dados do Google Trends divulgados nesta segunda-feira (11) com base nos termos de pesquisa que tiveram o maior aumento neste ano em comparação ao ano anterior.
Localizado em Paris, na França, o Louvre comemorou 230 anos de inauguração em 2023 e é um dos maiores museus do mundo: o palácio central soma 244 mil m² de piso; 72.735 m² de espaços expositivos; mais de 400 cômodos e 35 mil obras de arte – a própria administração assume que não é possível conhecer o museu todo em um único dia.
Lar para obras mundialmente famosas, como a Mona Lisa, o museu recebeu 7,8 milhões de visitantes em 2022 e é dividido em nove departamentos curatoriais, indo de Antiguidades Egípcias e Arte Islâmica até Arte Bizantina e Cristã Oriental.
Em segundo lugar entre os museus que mais bombaram nas pesquisas do Google vem o Museu Britânico, em Londres, que apresenta ao público mais de oito milhões de objetos de variadas épocas, culturas e lugares do mundo, incluindo a Pedra de Roseta e o Friso do Partenon.
De volta a Paris, quem completa o pódio é o Museu de Orsay, na margem esquerda do rio Sena, que tem em sua coleção obras de artistas como Van Gogh, Degas e Cézanne, em que apresenta ao público principalmente pinturas e esculturas dos séculos 19 e 20.
Confira a seguir os museus ao redor do mundo que mais se destacaram no Google em 2023:
O Parque Ibirapuera aparece entre os parques que mais bombaram no Google em 2023.
Cartão-postal da capital paulista, o parque na região de Moema tem 1,5 km² de área e mais de 500 espécies de árvores e plantas, em que ficou em 9º lugar entre as buscas de parques que mais cresceram neste ano em comparação ao ano passado.