domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaLotus terá um dos carregadores mais rápidos do mundo

Lotus terá um dos carregadores mais rápidos do mundo

A eletrificação no setor automotivo engatou de vez, mas tão importante quanto aumentar o número de vendas pode ser oferecer a infraestrutura adequada para o carregamento. A Tesla é um nome importante na indústria nesse sentido, com os carregadores Supercharger utilizados por outras empresas do setor. Contudo, deve vir competição por aí. A Lotus vai lançar as estações de carregamento de carros elétricos mais rápidas até agora.

Estação de carregamento da Tesla

A Lotus tem planos ambiciosos: quer se tornar 100% elétrica até 2028. Para isso, a companhia já lançou desde SUVs elétricos até e-bikes. No entanto, a montadora sabe da importância da infraestrutura de carregamento para potencializar o setor e vai lançar as estações mais rápidas do mercado até agora, superando até a Tesla.

Há um porém: os carregadores foram apresentados esta semana no evento automotivo de carros elétricos London EV Show e já estão disponíveis na China. A aposta é para o futuro, para quando o setor estiver mais desenvolvido.

Isso porque a Lotus quer usar a superpotência dos dispositivos para lidar com um cenário mais avançado do que o atual, quando o mercado automotivo estiver pronto. Para se ter uma ideia, os Supercharger da Tesla têm capacidade de carregamento de 300 kW. Os da Lotus terão 450 kW.

Carregadores da Lotus serão mais rápidos até do que os da Tesla (Foto: Lotus/Reprodução)

Implementação dos carregadores superpotentes

  • Os carregadores serão chamados Flash Charge e foram projetados para a implementação imediata, mas devem demorar mais um ano até chegarem.
  • Isso vai depender não só do setor automotivo, mas também da capacidade da rede elétrica se desenvolver para alcançar a demanda.
  • Além disso, a implementação também depende dos carros elétricos do futuro, já que muitos deles sequer conseguem suportar tamanha carga. A própria frota da Lotus é limitada a 350 kW.
  • Isso não impede o uso nos carregadores mais potentes, de 450 kW, mas significa que boa parte da eficiência será perdida por falta de necessidade.
  • A estimativa é que a empresa estenda o alcance dos carregadores da China para a Europa e Oriente Médio no segundo trimestre de 2024, mas ainda não há informações concretas nesse sentido.
lotus emeya
Atualmente, nem os modelos da Lotus aproveitam a capacidade máxima do carregador (Imagem: Lotus/Reprodução)

Como são os dispositivos Flash Charge da Lotus

Os dispositivos da montadora usam refrigeração líquida, que, segundo o site New Atlas, é essencial para fornecer um carregamento mais rápido e eficiente.

O carregador completo terá 450 kW, podendo oferecer um alcance de 142 km ao modelo Eletre R, da própria empresa, em 5 minutos. Nele, uma carga de até 80% em 350 kW leva cerca de 20 minutos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui