A eletrificação no setor automotivo engatou de vez, mas tão importante quanto aumentar o número de vendas pode ser oferecer a infraestrutura adequada para o carregamento. A Tesla é um nome importante na indústria nesse sentido, com os carregadores Supercharger utilizados por outras empresas do setor. Contudo, deve vir competição por aí. A Lotus vai lançar as estações de carregamento de carros elétricos mais rápidas até agora.
Estação de carregamento da Tesla
A Lotus tem planos ambiciosos: quer se tornar 100% elétrica até 2028. Para isso, a companhia já lançou desde SUVs elétricos até e-bikes. No entanto, a montadora sabe da importância da infraestrutura de carregamento para potencializar o setor e vai lançar as estações mais rápidas do mercado até agora, superando até a Tesla.
Há um porém: os carregadores foram apresentados esta semana no evento automotivo de carros elétricos London EV Show e já estão disponíveis na China. A aposta é para o futuro, para quando o setor estiver mais desenvolvido.
Isso porque a Lotus quer usar a superpotência dos dispositivos para lidar com um cenário mais avançado do que o atual, quando o mercado automotivo estiver pronto. Para se ter uma ideia, os Supercharger da Tesla têm capacidade de carregamento de 300 kW. Os da Lotus terão 450 kW.
Implementação dos carregadores superpotentes
- Os carregadores serão chamados Flash Charge e foram projetados para a implementação imediata, mas devem demorar mais um ano até chegarem.
- Isso vai depender não só do setor automotivo, mas também da capacidade da rede elétrica se desenvolver para alcançar a demanda.
- Além disso, a implementação também depende dos carros elétricos do futuro, já que muitos deles sequer conseguem suportar tamanha carga. A própria frota da Lotus é limitada a 350 kW.
- Isso não impede o uso nos carregadores mais potentes, de 450 kW, mas significa que boa parte da eficiência será perdida por falta de necessidade.
- A estimativa é que a empresa estenda o alcance dos carregadores da China para a Europa e Oriente Médio no segundo trimestre de 2024, mas ainda não há informações concretas nesse sentido.
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Como são os dispositivos Flash Charge da Lotus
Os dispositivos da montadora usam refrigeração líquida, que, segundo o site New Atlas, é essencial para fornecer um carregamento mais rápido e eficiente.
O carregador completo terá 450 kW, podendo oferecer um alcance de 142 km ao modelo Eletre R, da própria empresa, em 5 minutos. Nele, uma carga de até 80% em 350 kW leva cerca de 20 minutos.