Escrito por Itamar Vieira Junior, “Torto Arado” está entre os finalistas da International Booker Prize. A premiação que reconhece os melhores livros publicados em inglês no Reino Unido divulgou os seis classificados nesta terça-feira (09).
Em inglês, a obra ganhou o nome de “Crooked Plow” e já foi traduzida em mais de 20 países. A história acompanha a trajetória de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, gêmeas nascidas em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina e marcadas por um trauma de infância.
A premiação define o livro como “Uma história fascinante e emocionante sobre a vida dos agricultores de subsistência na região mais pobre do Brasil”. O resultado será divulgado no dia 21 de maio e o vencedor recebe aproximadamente R$ 300 mil, dividido entre o autor e o tradutor, Johnny Lorenz.
Na lista de finalistas também estão “Não É Um Rio”, da argentina Selva Almada, “Mater 2-0”, do coreano Hwang Sok-yong, “What I’d Rather Not Think About”, da holandesa Jente Posthuma, “The Details”, da sueca Ia Genberg e “Kairos”, da alemã Jenny Erpenbeck.
Itamar recebeu o prêmio “Montluc Résistance et Liberté” pela edição francesa de “Torto Arado” no dia 4 de abril, sendo o quarto reconhecimento desde a publicação da obra em português, em 2019.