Nesta quarta-feira 4, o litoral norte de São Paulo enfrenta um alerta laranja devido ao elevado risco de deslizamentos. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu esse aviso em razão das intensas chuvas provocadas por uma frente fria que afeta as regiões sudeste e centro-oeste do Brasil.
A área de risco se estende do litoral norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro, abrangendo o Vale do Paraíba.
Chuvas volumosas, entre 50 e 100 mm diários, combinadas com solo já encharcado, aumentam a probabilidade de deslizamentos, alagamentos e enchentes em áreas vulneráveis.
Áreas com maior risco de deslizamentos
Cidades como Ubatuba e São Sebastião, no litoral norte paulista, são algumas das mais afetadas, com previsões de precipitação de 113,8 mm e 87,2 mm, respectivamente.
A CCR RioSP monitora a rodovia Rio-Santos (BR-101), especialmente entre Ubatuba e Paraty, e pode implementar interdições se necessário para garantir a segurança.
Além do litoral norte, outras regiões estão sob risco, embora em menor grau. O Cemaden indica risco moderado de deslizamentos na região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, norte do Rio de Janeiro, zona da mata de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.
Condições climáticas na capital paulista
Na capital paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) prevê um dia instável, com chuvas intermitentes, mas sem grandes volumes.
“A nebulosidade diminui um pouco, o sol aparece sem predominar em alguns momentos, mas as temperaturas não sobem muito”, informa o CGE. “Mínima de 17°C na madrugada com a máxima em torno dos 20°C no período da tarde.”
A previsão para o centro-norte do Estado indica uma quarta-feira chuvosa, com precipitações entre 20 mm e 25 mm, e temperaturas que podem chegar a 26°C. Com o enfraquecimento da frente fria, espera-se que as chuvas diminuam na noite de quarta-feira.
Previsão dos próximos dias para São Paulo
A quinta-feira deve começar com muitas nuvens e algumas chuvas isoladas. As temperaturas mínimas na capital devem ficar em torno de 17°C, com ventos do sudeste trazendo uma ligeira sensação de frio.
Durante a tarde, a presença do sol entre nuvens pode elevar as temperaturas, com máximas previstas de até 24°C.
Na sexta-feira, os termômetros podem atingir 31°C, e no sábado, as temperaturas podem subir ainda mais, chegando a 33°C.