domingo, outubro 6, 2024
InícioPolíticaLira sinaliza resistência a pautas polêmicas na Câmara para 2024

Lira sinaliza resistência a pautas polêmicas na Câmara para 2024

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou a um grupo de aliados resistência em priorizar pautas polêmicas em seu último ano à frente da Casa Legislativa.

Segundo relatos feitos à CNN, a intenção do congressista é reforçar a ideia de que deixa um legado de medidas estruturantes, como, por exemplo, a promulgação da reforma tributária.

Lira tem repetido a líderes partidários que medidas, por exemplo, que avançam sobre as competências do STF (Supremo Tribunal Federal) ou que abordam a pauta de costume não são prioridade para o próximo ano.

O Senado Federal aprovou, em novembro, proposta que limita decisões monocráticas na Suprema Corte e deve votar, no próximo ano, medida que cria mandatos para magistrados do STF.

Além disso, a Comissão de Previdência e Família, da Câmara dos Deputados, aprovou medida que proíbe o casamento homoafetivo e se discute projeto de lei que proíbe todas as formas de aborto no Brasil.

O presidente da Casa Legislativa já deixou claro, em conversas reservadas, que tem resistência aos temas.

A ideia é, inclusive, que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados não fique sob o controle do PL, de Jair Bolsonaro.

O objetivo é evitar, assim, que as pautas polêmicas tramitam com celeridade, já que as medidas passam pelo colegiado legislativo para avaliar sua constitucionalidade.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui