O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deputados e senadores comentaram neste sábado, 13, o atentado que o ex-presidente dos EUA Donald Trump, candidato à Presidência neste ano, sofreu há algumas horas em um comício na Pensilvânia.
Lira usou as redes sociais para dizer que a Câmara “repudia com veemência qualquer ato violento como o que atentou contra Trump”. “As divergências se resolvem no voto da maioria e na vontade do povo”, continuou Lira.
A Camara dos Deputados, Casa do povo e da democracia, repudia com veemência qualquer ato violento como o que atentou contra o candidato à presidência dos EUA, Donald Trump. As divergências se resolvem no voto da maioria e na vontade do povo.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) July 14, 2024
Presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI) comparou o ocorrido ao atentado que o ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu em 2018, durante as eleições. “Enquanto os ‘antidemocráticos’ literalmente sangram pela própria democracia, setores da esquerda, com chancela da mídia, seguem com seus discursos totalitários que promovem tudo, menos a democracia que tanto juram defender”, escreveu Ciro nas redes.
Dois dias atrás nosso ministro da Economia chamou Trump de “risco à democracia”. Hoje Trump foi vítima de um ataque durante um ato de campanha.
Em 2018, foi o presidente Bolsonaro (outro antidemocrático, segundo os levianos) quem foi vitima de um atentado durante a campanha.… pic.twitter.com/0MMQqwtf5O
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) July 14, 2024
O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) disse ter “fé” para que Trump se recupere logo. “Que a verdade sobre o que ocorreu não seja sufocada como foi feito por aqui na ocasião do atentado contra o presidente Bolsonaro”, avaliou.
Tenho fé que Trump se recupere rapidamente e que a verdade sobre o que ocorreu não seja sufocada como foi feito por aqui na ocasião do atentado contra o presidente Bolsonaro.
— Luiz Philippe de Orleans e Bragança (@lpbragancabr) July 14, 2024
Presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro disse que Trump “acaba de vencer as eleições”. “A pergunta que deve ser respondida por muitos agora é: afinal, quem são os extremistas?”, questionou.
A violência política não pode ser tolerada em qualquer hipótese. Numa República, todas as divergências devem ser resolvidas pelo diálogo e pelo voto.
Que Donald Trump possa se recuperar o mais rápido possível e que a democracia americana saia fortalecida. pic.twitter.com/F4stst2aU3
— NOVO 30 (@partidonovo30) July 14, 2024
Prefeito de São Paulo é candidato a reeleição, Ricardo Nunes (MDB) lamentou o atentado contra Trump e destacou que se trata de um “atentado contra a democracia”. “Esperamos a pronta recuperação dele e que os EUA tenham a paz restabelecida o mais breve possível, pois é de paz que o mundo precisa”, ponderou.
O que aconteceu com Trump
O atentado ocorreu na cidade de Butler e contou com rápida ação do Serviço Secreto. Antes de ser retirado, Trump foi atingido no rosto, ficou ferido e os agentes o ajudaram a se levantar. O republicano foi levado ao hospital e passa bem.