domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaLira cria comissão externa para investigar crise ianomâmi

Lira cria comissão externa para investigar crise ianomâmi

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criou uma comissão externa para apurar a crise humanitária dos indígenas ianomâmis no Norte do país. Presidido pela deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT), o colegiado é composto, em maioria, por parlamentares de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Oeste, Fernanda explicou que a ideia é direcionar os trabalhos da comissão para a região, pois a crise que afeta os indígenas é grave, mas que parece que “foi esquecida”. A deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) é cotada como relatora da comissão. Ainda não há data para o início dos trabalhos.

A criação da comissão foi assinada na segunda-feira 13, mas só foi publicada no Diário Oficial da Casa nesta terça-feira, 14. O grupo contará com a participação de outros 14 deputados, sendo do PL, do União Brasil, do MDB e do Republicanos. Oficialmente, apenas o PL declara ser oposição ao governo. Os demais partidos dizem ser “independentes”, apesar de terem ministérios na Esplanada.

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o número de mortes da população indígena era usado por partidos ligados a esquerda para criticar o Executivo. Contudo, no governo três do presidente Luiz Inácio Lula da Silva as mortes continuaram, sendo usadas pela direita para atacar a gestão.

Como mostrou Oeste, o número de mortes de ianomâmis aumentou em 2023, no primeiro ano de governo Lula. Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação mostram que 345 indígenas dessa etnia morreram no ano passado, contra 343 em 2022.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui