O LinkedIn lançou um novo recurso que pode assumir tarefas de recrutadores de emprego. O Hiring Assistant usa inteligência artificial para transformar notas e pensamentos em descrições de trabalho e também para engajar potenciais candidatos.
Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para um seleto grupo de clientes, incluindo Siemens, Canva, Zurich Insurance e AMD, segundo o site TechCrunch. O recurso deve ser liberado para um público maior nos próximos meses.
“Com base em suas metas de contratação, seu assistente criará automaticamente um mapa de candidatos qualificados, destacará os principais entre eles, fará um rascunho de divulgação e até mesmo responderá a perguntas básicas sobre a função”, explica o LinkedIn.
O Hiring Assistant foi criado para auxiliar em processos burocráticos, como agendamento de entrevistas, notas de reunião e acompanhamento de um processo seletivo. O recrutador pode selecionar em quais etapas pretende aplicar a IA, que também envia insights para ajudar em estratégias de contratação.
Em um primeiro momento, o recurso estará disponível apenas em inglês, mas a empresa de propriedade da Microsoft informou que pretende expandir o produto para todos os idiomas.
O assistente também fará buscas em sistemas de aplicativos de terceiros, apesar de a base da própria rede abranger 1 bilhão de usuários, 68 milhões de empresas e 41.000 habilidades.
Vem mais IA por aí
O uso de IA pelo LinkedIn não é novidade. A empresa tem surfado na parceria da Microsoft com a OpenAI para lançar uma série de ferramentas com a tecnologia. Nos últimos meses, criou coaches de aprendizagem, assistentes de campanha de marketing e classificadores de candidatos, ajudantes de escrita e procura de emprego, e atualizadores de perfil.
Para 2025, a plataforma vai lançar a atualização do LinkedIn Hiring. Segundo a empresa, o update foca em três pilares: atrair talentos requisitados sem esforço; encontrar candidatos com insights mais profundos; e se conectar com os melhores talentos mais rápido.
“A Pesquisa Assistida por IA está ficando ainda mais inteligente. Em vez de combinar resultados com base em texto ou filtros, agora ela entende o significado e o contexto por trás, com base em bilhões de pontos de dados do LinkedIn, entregando candidatos ainda mais qualificados”, diz a plataforma.
Mensagens assistidas por inteligência artificial têm uma taxa de aprovação 44% maior e são aceitas 11% mais rápido em comparação com mensagens sem a tecnologia, de acordo com o LinkedIn.