Nos Estados Unidos, uma residente da Carolina do Sul movimentou, nesta terça-feira, 3, um processo milionário contra a Mattel, fabricante de brinquedos e bonecas famosos, como a Barbie. Holly Ricketson alegou que a empresa de brinquedos cometeu um erro ao incluir um link para um site pornô, restrito a adultos, nas embalagens das bonecas “Wicked”.
A ação coletiva corre no Tribunal Federal de Los Angeles. A autora afirmou que sua filha acessou o site impróprio, o que levou a dupla a uma situação de choque. Segundo ela, a garota teve acesso a imagens pornográficas explícitas.
Holly ainda alega que não teria adquirido a boneca caso estivesse ciente do erro. Ela criticou a Mattel por não oferecer reembolsos aos consumidores. O processo busca uma compensação de pelo menos US$ 5 milhões (cerca de R$ 30 milhões) para quem adquiriu as bonecas com o link incorreto.
Mom sues Mattel over ‘Wicked’ dolls with porn website link after daughter visited site https://t.co/ijyyardUoq pic.twitter.com/K6wNMS6PMz
— NY Post Business (@nypostbiz) December 3, 2024
A empresa, por sua vez, retirou as bonecas do mercado em 11 de novembro, sem tomar medidas para compensar os clientes prejudicados.
Erro na embalagem e consequências para a Mattel
Com sede em El Segundo, Califórnia, a Mattel tinha a intenção de direcionar os consumidores ao site WickedMovie.com. No entanto, as embalagens incorretas acabaram redirecionando para uma plataforma adulta, de nome Wicked. As bonecas da empresa são recomendadas para crianças a partir de quatro anos.
Mesmo depois de relançar as bonecas com a embalagem correta, a Mattel não se pronunciou sobre o processo. A empresa apenas expressou pesar pelo erro.
A Mattel retomou as vendas da boneca tanto nas lojas físicas quanto nas plataformas on-line.
A ação acusa a Mattel de negligência, comercialização de produtos inadequados e violação das leis de proteção ao consumidor na Califórnia. A controvérsia ocorre em um contexto de sucesso, já que o filme Wicked, da Universal Pictures, arrecadou mais de US$ 623,5 milhões globalmente desde o lançamento, em 22 de novembro.
Conhecida mundialmente por sua linha de brinquedos, a Mattel enfrenta agora o desafio de reconquistar a confiança dos consumidores após esse incidente. As informações foram divulgadas pela agência de notícias Reuters.