A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) recebeu um pedido de licença prévia para a extensão da Linha 4 – Amarela do Metrô até Taboão da Serra, iniciando o processo para expandir o metrô para além da capital paulista. As informações são do jornal Estadão.
O projeto da Linha 4 do metrô inclui a construção de duas novas estações: uma em Taboão da Serra e outra na Chácara do Jockey, localizada na zona oeste de São Paulo. A promessa de estender a Linha 4 para a Grande São Paulo vem desde 2011, mas ainda não foi concretizada.
A ViaQuatro, operadora da linha, protocolou o pedido na Cetesb para avaliar a viabilidade ambiental do projeto. A Cetesb aguarda informações adicionais para continuar a análise técnica. Em janeiro, a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado autorizou estudos para essa extensão.
As obras estão previstas para começar em dezembro de 2024, com início das operações em 2028, e um investimento estimado em mais de R$ 3 bilhões. “Neste momento, a SPI, via Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, prepara o aditivo para assinatura que dará a liberação oficial para a execução dos projetos executivos”, disse a secretaria.
Viabilidade para extensão da Linha 4 do Metrô
A legislação ambiental exige que se cumpram condicionantes e medidas mitigatórias durante a avaliação das licenças de instalação e operação. A construção para expandir a Linha 4 do metrô só será autorizada após a emissão da licença de instalação.
Atualmente, a Linha 4 – Amarela tem 12,8 quilômetros e 11 estações, estendendo-se da Luz até Vila Sônia. Com as novas estações, a linha terá 13 estações e uma extensão de 16,1 km, aumentando o fluxo diário em mais de 80 mil passageiros.
A estação Chácara do Jockey será construída perto do Parque Chácara do Jockey, na Avenida Professor Francisco Morato. Já a estação de Taboão da Serra ficará ao lado da nova prefeitura, em um terreno anteriormente da Niasi.
A extensão da Linha 4 será a primeira a alcançar outra cidade da região metropolitana de São Paulo. As sondagens de solo já começaram em áreas como a antiga Niasi e o Parque Santos Dumont.
A prefeitura de Taboão da Serra colaborará com a obra, que incluirá um terminal de ônibus intermunicipal para atender também passageiros de cidades vizinhas.
Ivan Carlos Maglio, especialista em planejamento urbano da USP, acredita que a chegada do metrô trará benefícios significativos para Taboão da Serra, especialmente com a municipalização recente da Rodovia Régis Bittencourt, que agora é administrada pela prefeitura local.
A extensão da linha é vista como uma alternativa moderna de mobilidade em contraste com o projeto Nova Raposo, que envolve a construção de marginais na Rodovia Raposo Tavares.
A estação Chácara do Jockey ocupará 16 mil metros quadrados e terá uma cobertura de vidro para iluminação natural, além de um bicicletário com 120 lugares. A estação de Taboão da Serra, predominantemente subterrânea, ocupará 30 mil metros quadrados e contará com um terminal de ônibus integrado.