quinta-feira, julho 4, 2024
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Linha 13-Jade será ampliada de Guarulhos até centro de São Paulo

A Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), será ampliada para ligar Guarulhos ao centro de São Paulo. O anúncio, realizado nesta quarta-feira, 26, representa o maior investimento do Lote Alto Tietê, que também inclui as linhas 11-Coral e 12-Safira. O custo estimado para essa ampliação é de R$ 2,5 bilhões.

Atualmente, a Linha 13-Jade opera entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a Estação Engenheiro Goulart. Com a nova parceria público-privada, a linha será estendida até Bonsucesso, com quatro novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Jardim Presidente Dutra e Bonsucesso. No sentido centro, serão adicionadas as estações Cangaíba e Gabriela Mistral.

Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias, explicou que as futuras estações Cangaíba e Gabriela Mistral vão ligar a Linha 13-Jade com a 12-Safira. Além disso, vão permitir ligar a região de Bonsucesso à Linha 2-Verde do Metrô, que será expandida de Vila Prudente até Penha, e de Penha até Dutra, em Guarulhos, passando por Gabriela Mistral.

“Por isso, esses investimentos são muito relevantes e vão melhorar o deslocamento diário das pessoas que hoje não são atendidas pelos trens”, explicou Augusto Almudin.

Linha 13-Jade terá menor intervalo entre trens

Atualmente, os trens da Linha 13-Jade da CPTM operam em Guarulhos com intervalos de cerca de 20 minutos. Com a concessão, esse intervalo será reduzido para 15 minutos. O serviço Expresso Aeroporto, que hoje opera de hora em hora, passará a funcionar a cada 30 minutos.

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O Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo qualificou as linhas 11, 12 e 13 para concessão à iniciativa privada. O projeto inclui a extensão da Linha 13-Jade até o Parque da Mooca e Bonsucesso; a construção de dez novas estações; a adequação e reconstrução das estações existentes; e a requalificação da infraestrutura e sistemas.

De acordo com o governo de São Paulo, o empreendimento visa a atender socialmente a zona leste. A região da metrópole paulista tem grande déficit de transporte público e uma população de mais de 4,6 milhões de habitantes, que se deslocam diariamente para outras cidades para trabalhar ou estudar.

Via Revista Oeste

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