A empresa de energia elétrica Light pediu reconhecimento de recuperação judicial nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, 16, a companhia deu início ao processo de adesão ao Chapter 15. A medida é estratégica para aplicar ações de reestruturação de sua dívida.
Isso é parte de um esforço coordenado para estabilizar as finanças da empresa. A medida envolve um acordo de apoio à reestruturação com credores internacionais.
Para que as medidas sejam efetivamente implantadas no exterior, ainda é necessário que alguns procedimentos internacionais sejam cumpridos. No Reino Unido, o processo inclui o começo do Scheme of Arrangement, um passo que requer a aprovação dos termos em uma assembleia, que já está marcada.
Light busca proteção nos EUA
Victor Hugo Erlich Varella, especialista no assunto, explicou ao jornal O Globo que o Chapter 15 é uma forma de buscar proteção nos Estados Unidos.
“O Chapter 15 é um processo auxiliar, ingressado pela empresa devedora, para proteção de ativos ou dívidas que tenha lá fora”, disse Verella. “É o reconhecimento da Corte norte-americana de que o principal processo de recuperação judicial corre no Brasil.”
Segundo ele, esses procedimentos no exterior tendem a ser mais rápidos, o que pode favorecer as negociações entre a Light e seus credores.
A Light atua em 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Cerca de 11,6 milhões de pessoas são atendidas pela empresa.