Grêmio e Cruzeiro acertaram a troca dos goleiros Rafael Cabral, de 33 anos e 1,86m, e Gabriel Grando, de 24 anos e 1,92m. A negociação, oficializada pelos clubes, teve participação decisiva do técnico da equipe de Porto Alegre.
Segundo apuração da Itatiaia, Rafael Cabral recebeu ligação de Renato Gaúcho. O treinador fez o convite para o goleiro se transferir do Cruzeiro para o Grêmio. Ainda de acordo com a reportagem, o contato do técnico foi um fator preponderante para a decisão do jogador.
Em baixa no Cruzeiro e vaiado nos últimos jogos, Rafael Cabral trabalhará com um treinador que ficou conhecido por “recuperar” alguns “medalhões”. Foi assim como os laterais Léo Moura e Bruno Cortez, o volante Maicon, o meia Cícero, o atacante Diego Souza, dentre outros.
Como a janela de transferências no Brasil será fechada nesta sexta-feira (19), Grêmio e Cruzeiro tinham até 19h (de Brasília) para finalizarem os registros.
Rafael Cabral e Gabriel Grando trocam de clubes por empréstimo até o fim de 2024. O acordo entre as diretorias prevê opções de compra no final da temporada.
Contratado pelo Cruzeiro em 2022, Rafael Cabral chegou à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, com a missão de substituir o ídolo Fábio, que deixou o clube após uma divergência salarial com Ronaldo e acertou com o Fluminense.
Desde que assumiu a meta cruzeirense, Cabral sempre foi titular absoluto. No período, o goleiro conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro e foi vice-campeão mineiro em 2022 e, agora, em 2024.
Apesar da titularidade, Cabral vivia o momento de maior pressão no Cruzeiro. Criticado por algumas falhas na temporada, ele foi muito vaiado pela torcida antes, durante e após o jogo contra o Alianza, da Colômbia, pela Copa Sul-Americana, na quinta-feira (11).
Ao todo, Cabral vestiu a camisa do Cruzeiro em 120 partidas. Na carreira, além do clube celeste, Rafael já defendeu o Santos, o Napoli-ITA, a Sampdoria-ITA e o Reading-ING.
Revelado pelo Grêmio, Gabriel Grando já atuou em 88 jogos pelo Tricolor Gaúcho. Nesta temporada, ele perdeu espaço com as chegadas de Marchesín e também de Caíque.