A Federação de Futebol do Kosovo (FFK) foi multada em um total de 61.000 euros (pouco mais de R$ 365 mil) pela Uefa por incidentes na partida da Liga das Nações contra a Romênia no mês passado, informou a entidade máxima do futebol europeu nesta quarta-feira (2).
A partida, que terminou com uma derrota do Kosovo por 3 a 0, ocorreu em 6 de setembro no Estádio Fadil Vokrri, em Pristina, no Kosovo. O jogo foi interrompido em diversas ocasiões após torcedores acenderam e jogaram sinalizadores, entraram em campo e assobiaram durante o hino nacional romeno.
A FFK também recebeu uma advertência por violação de obrigações relativas às atividades da mídia.
Quando as equipes se enfrentaram pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024, em 2023, a Uefa sancionou a Federação Romena de Futebol (FRF) por causa dos cânticos pró-Sérvia dos torcedores.
A partida em Bucareste foi suspensa por 50 minutos depois que alguns torcedores da casa gritaram “Sérvia, Sérvia” e ergueram uma faixa dizendo “Kosovo é Sérvia”. Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008 e tem reconhecimento de mais de 100 países, mas não da Romênia.
Edição: Christian Radnedge e Gustavo Abraão, da CNN