quinta-feira, julho 4, 2024
InícioPolíticalíderes se unem e anunciam chapa

líderes se unem e anunciam chapa

Os primeiros colocados do último levantamento de intenção de voto do instituto Paraná Pesquisas para a Prefeitura de São Caetano do Sul (SP) resolveram se aliar. Nesta sexta-feira, 5, Tite Campanella (PL) e Regina Maura (PSD) anunciaram que irão formar a chapa de situação para a eleição de outubro. Serão candidatos a prefeito e a vice-prefeita na mesma coligação.

A aliança se deu em meio a trocas partidárias. Presidente da Câmara Municipal sul-caetanense e vereador em terceiro mandato, Campanella deixou o Cidadania depois de anos de militância. Ao anunciar a parceria com Regina, ele confirmou a sua entrada para o Partido Liberal (PL), que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como presidente de honra e o deputado estadual Thiago Auricchio como liderança local.

Para poder se apresentar como pré-candidata a vice-prefeita, Regina Maura deixou o cargo de secretária de Saúde. Assim como seu futuro companheiro de chapa, ela trocou de partido. Deixou para trás a função de vice-presidente do diretório municipal do PSDB para se filiar ao PSD, partido do centrão no cenário nacional e que é conduzido pelo secretário de Relações Institucionais do governo estadual de São Paulo, Gilberto Kassab.

“Assumo a gigantesca responsabilidade e estamos juntos nessa missão”, disse Campanella, em postagem em seu perfil no Instagram. “Nosso grupo está mais unido do que nunca para manter todas as conquistas e aprimorar o que precisa ser melhorado, sempre pensando na população.”

O anúncio da parceria se deu quase um mês depois do mais recente material do Paraná Pesquisas para mensurar a intenção de voto à prefeitura local. No levantamento de 8 de março, Campanella apareceu numericamente à frente dos demais pré-candidatos nos dois cenários em que foi mencionado pelos entrevistadores. No único em que ele não foi citado, Regina foi quem ficou com a liderança.

Provável disputa

Na campanha eleitoral deste ano, a dupla Campanella e Regina deve ter como adversário Fabio Palacio (Podemos). Ex-vereador, Palacio já foi candidato a prefeito de São Caetano do Sul em duas oportunidades: 2016 e 2020 — perdeu para José Auricchio Júnior (PSDB) nas duas ocasiões.

A equipe do Paraná Pesquisas também inseriu o nome de Palacio no levantamento de março. O pré-candidato do Podemos apareceu nos três cenários apresentados aos eleitores. Numericamente, ficou na segunda colocação em todas as configurações, mas sempre em empate técnico com o primeiro.

Cidade com maior Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, São Caetano do Sul não conta, a saber, com a possibilidade de segundo turno. Isso porque isso só é possível em localidades com mais de 200 mil seguidores. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia, o município paulista tem 165 mil habitantes. Ou seja, a disputa pela Prefeitura sul-caetanense terá definição em 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais deste ano.

Chapa de situação em São Caetano do Sul

Tite Campanella e Regina Maura irão compor a chapa de situação em São Caetano do Sul. A aliança tem como fiador Auricchio Júnior, atual prefeito da cidade da Região do Grande ABC Paulista e que se prepara para terminar seu quarto mandato à frente do Palácio da Cerâmica.

Auricchio Júnior marcou presença no evento de anúncio da parceria. Filho do prefeito sul-caetanense, o deputado estadual Thiago Auricchio também esteve presente. De início, a coligação Campanella-Regina já conta com apoio formal de sete partidos: PL, PSD, PSB, Republicanos, Democracia Cristã, Progressistas e Agir. Não há, contudo, adesão oficial, ao menos por ora, do PSDB.

E mais: “O fim do PSDB”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 210 da Revista Oeste



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui