O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) ganhou força como o favorito para ocupar o comando do Ministério das Comunicações. A substituição ganhou tração depois da saída oficial de Juscelino Filho, denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares.
Lula quer manter União Brasil no Ministério das Comunicações
A decisão sobre o novo titular deve ser anunciada em breve. Aliados de Lula confirmam que o presidente pretende manter o União Brasil no controle do Ministério das Comunicações, que também é responsável pelas políticas de radiodifusão, telecomunicações e serviços postais. O partido já comanda o Ministério do Turismo, com Celso Sabino, e tem influência na Integração e Desenvolvimento Regional, sob comando de Waldez Góes (PDT).
Pedro Lucas, que atualmente lidera a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados, surge como nome de consenso. Desde fevereiro de 2025, ocupa a liderança do partido na Casa. Foi reeleito em 2022, com 159,7 mil votos, sendo o segundo mais votado do Maranhão.
Carreira política tem base no Maranhão
Natural de São Luís, Pedro Lucas é filho do ex-deputado Pedro Fernandes, atual prefeito de Arame (MA). Começou sua trajetória como vereador da capital maranhense, em 2013, pelo antigo PTB (hoje PRD). Também presidiu a Agência Executiva Metropolitana, no governo Flávio Dino, com foco em mobilidade, saneamento e resíduos sólidos.
Na Câmara, destacou-se como vice-líder do governo no Congresso Nacional, entre 2021 e 2022. Atuou em comissões relevantes e foi membro da CPI do Óleo, que apurou o vazamento no litoral nordestino, entre 2019 e 2021.
Na agenda internacional, Pedro Lucas esteve ao lado de Lula em viagem recente à Ásia e integrou a comitiva oficial com senadores e ministros. O grupo buscou atrair investimentos e fortalecer relações institucionais com países estratégicos.