Membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), o cientista social João Paulo Rodrigues ganhou o título de cidadão capixaba da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ES), na sexta-feira 2. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
“O título reconhece o compromisso e a dedicação de João Paulo e tantos outros sem terra com as causas coletivas e o fortalecimento da agricultura familiar e camponesa no combate a fome no estado do Espírito Santo”, informou o MST nas redes sociais.
A iniciativa do título de cidadão capixaba foi da deputada estadual Iriny Lopes (PT), ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
O líder do MST é um dos responsáveis pelo projeto eleitoral do grupo que projeta entre 500 e 700 candidaturas eleitorais na eleição de 2024. Rodrigues faz parte da segunda geração do MST, que foi criada em assentamentos. Em entrevistas neste ano, ele cobrou mais abertura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à participação popular.