O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, defendeu o ataque terrorista do Hamas contra Israel e o lançamento de mísseis de Teerã contra o Estado judeu. A declaração foi dada em seu primeiro sermão público em cinco anos nesta sexta-feira, 4.
Em discurso, Khamenei pediu insistentemente que muçulmanos do mundo todo lutem contra os israelenses na guerra que acontece no Oriente Médio.
Aparição de líder do Irã é considerada rara
A fala do líder do Irã aconteceu durante as preces desta sexta-feira na mesquita Grande Mosalla, em Teerã. O feito é algo raríssimo, já que o aiatolá costuma falar somente em eventos fechados ou em redes de televisão.
Enquanto isso, Israel estuda uma retaliação ao ataque desta terça-feira, 1º, que envolveu o envio de quase 200 mísseis balísticos a Israel.
“A brilhante operação das nossas forças armadas algumas noites atrás foi totalmente legal e legítima”, disse. “Nós não vamos nem procrastinar, nem correr em nossos deveres.”
O líder supremo do Irã também fez a defesa mais aberta do ataque terrorista em que o Hamas enviou 6 mil homens pela fronteira em 7 de outubro do ano passado. Ao todo, 1.170 pessoas morreram e 251 sequestrados. “Foi um ato legítimo”, acrescentou.