Na próxima segunda-feira (18), o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) realiza programação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento ocorrerá a partir das 8h, na sede da escola, localizada na Rua Benjamin Constant, Centro-Sul de Teresina.
Com o tema “Respeitar as raízes é respeitar a história do negro”, a iniciativa inclui diversas apresentações culturais, como dança, teatro e poesia, e contará com palestras sobre racismo, educação antirracista e representatividade negra nos espaços públicos. O evento busca promover a valorização da cultura afro-brasileira, a igualdade racial e o protagonismo juvenil. Os painéis serão conduzidos pela professora Mônica Carvalho, mestra em História do Brasil, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
“Ações como essa reafirmam a escola como um espaço acolhedor e de discussão sobre temas importantes, como o Dia da Consciência Negra. Além disso, implementamos o programa ‘Educar para Respeitar’, que capacita nossos professores para abordar a história, a arte e a cultura afro-brasileira e africana em diversas disciplinas. Criamos o selo antirracista para que as escolas promovam atividades voltadas a essa temática e, em breve, lançaremos uma campanha de autodeclaração de raça, etnia e cor”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. Ele destaca ainda que a pauta antirracista foi tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
A data celebra a resistência de Zumbi dos Palmares, ícone da luta contra a escravidão, e reforça o compromisso da comunidade escolar com o combate ao racismo e a valorização das contribuições afro-brasileiras para o desenvolvimento do país.
Serviço:
Pauta: Evento Celebração da Consciência Negra
Data: 18/11/2024 (segunda-feira)
Horário: 8h
Local: Liceu Piauiense – Rua Benjamin Constant – Centro (Sul), Teresina