Atlético-MG e Botafogo se enfrentam na final da Libertadores de 2024 no próximo sábado, dia 30 de novembro, no Estádio Mâs Monumental, casa do River Plate, em Buenos Aires.
Essa será a sexta final em jogo único da competição, que adotou o modelo em 2019. Na ocasião, o Flamengo foi campeão, vencendo o River Plate em uma final emocionante no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
A primeira final única da Libertadores, porém, estava marcada para acontecer no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile. Mas por conta de fortes protestos que aconteceram no país, a Conmebol decidiu trocar a sede da grande final.
A final de 2020 aconteceu no Maracanã, no Rio de Janeiro, entre Santos e Palmeiras. Com a pandemia de Covid-19 e os reajustes necessários no calendário, a decisão aconteceu somente em janeiro de 2021 e terminou com o Alviverde levantando a taça.
Em 2021, o Estádio Centenário, em Montevidéu, foi o escolhido para sediar a final única. E deu Palmeiras de novo. Dessa vez, a equipe comandada por Abel Ferreira superou o Flamengo.
Mas não demorou muito para a torcida rubro-negra voltar a comemorar. Em 2022, o Flamengo foi campeão derrotando o Athletico-PR no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.
Na decisão mais recente, o Fluminense conquistou seu primeiro título da Libertadores em casa. O Maracanã voltou a ser palco da final da competição, que foi disputada entre o Tricolor carioca e o Boca Juniors.
- 2023 – Boca Juniors 1 x 2 Fluminense – Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil
- 2021 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo – Estádio Centenário, Montevidéu, Uruguai
- 2020 – Palmeiras 1 x 0 Santos – Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil
- 2019 – Flamengo 2 x 1 River Plate – Estádio Monumental de Lima, Lima, Peru