Em 20 de dezembro será inaugurado em Brumadinho, Minas Gerais, o Clara Arte, uma das novidades hoteleiras mais aguardadas dos últimos anos. Com a promessa de combinar hospitalidade de luxo à riqueza cultural e natural de Inhotim, o maior museu a céu aberto da América Latina, o empreendimento terá como base as raízes mineiras e espera atrair, principalmente, um público local.
Nesse contexto, nada mais natural do que contar com um dos maiores nomes da gastronomia mineira: Leo Paixão, chef de cozinha nascido e criado em Belo Horizonte, que comanda o Glouton — restaurante que já conquistou diversos prêmios regionais, nacionais e internacionais — além de outras três casas do seu grupo.
Em uma conversa exclusiva com a CNN Viagem & Gastronomia, Leo Paixão e Taiza Krueder, CEO do grupo Clara Resorts, que já contempla o Clara Ibiúna Resort e o Santa Clara Eco Resort, compartilham suas expectativas e detalhes do que o público pode esperar dessa parceria entre dois gigantes da gastronomia e da hospitalidade.
Paixões em comum: gastronomia, servir bem, arte e mineirices
Empolgados e cheios de ideias para o novo desafio, os dois têm muitas coisas em comum, incluindo o fato de terem estudado na mesma escola de gastronomia na França, a École Superieure de Cuisine Française, Ferrandi. Taiza revela que buscava um nome que não apenas refletisse a essência mineira, mas também tivesse a versatilidade necessária para agradar aos mais diversos paladares, uma característica marcante da gastronomia dos resorts do grupo.
“Fizemos uma extensa pesquisa até chegarmos ao nome do Leo. Quando descobri que ambos havíamos estudado na mesma faculdade de gastronomia na França, achei que era um bom sinal”, explica. Entre ligações, encontros e muitas trocas de ideias, Leo aceitou a proposta com duas condições: a primeira, que o restaurante tivesse um forno a lenha bem no centro do salão principal, e a segunda, que Gabriel Sodré, chef experiente, que já passou por casas como o Enigma, do aclamado chef Albert Adrià, e amigo pessoal de Leo, fosse o responsável pela operação diária do local.
Taiza aceitou as exigências, e com o projeto já em andamento, tudo foi ajustado para que o fogão a lenha recebesse o lugar de destaque que merecia. Taiza afirma: “Valeu a pena”. Leo, por sua vez, completa: “O que poderia ser mais mineiro e aconchegante do que um fogão a lenha? O público espera isso da cozinha mineira: o cheirinho característico, as travessas de barro, a comida quentinha. Isso é a verdadeira identidade mineira”.
Esta será a primeira vez que Leo Paixão comandará a gastronomia de um empreendimento hoteleiro, e ele diz, sem hesitar: “Pra mim, é muito importante estar em Inhotim. Sei que vou aprender muito, é um lugar incrível com inúmeras possibilidades. Não tenho medo de errar”. Embora seja sua primeira experiência com um serviço no estilo “buffet”, sua maior preocupação é garantir que tudo seja impecável: travessas repostas rapidamente, com tudo sempre fresco e saboroso. “Por isso, quis contar com alguém em quem confio para ter o meu olhar. Ninguém melhor que o Gabriel para garantir que tudo saia perfeito no dia a dia da operação”.
O hotel, que será all-inclusive, com todas as refeições inclusas na diária, abrirá inicialmente com o restaurante principal no estilo buffet, além do menu de petiscos do food hall e piscina. Mas, em breve, promete inaugurar um segundo restaurante autoral de Leo, com menu degustação e algumas opções à la carte.
“A parceria com o Leo Paixão é mais um passo para enriquecer a experiência de nossos hóspedes, que agora poderão explorar não apenas a arte do Inhotim, mas também a riqueza gastronômica de Minas Gerais”, ressalta Taiza. A parceria reflete o compromisso do Clara Resorts em valorizar talentos locais e promover uma conexão entre arte, cultura, gastronomia e turismo em Inhotim.
No início da operação, o hotel não aceitará clientes de fora. No entanto, a ideia é que, à medida que o hotel e o restaurante operem a todo vapor, também recebam visitantes de Inhotim que não sejam hóspedes do Clara Arte, mediante reserva prévia, para almoço, happy hour e até chá da tarde, transformando o local em mais um importante ponto turístico da região.
O Clara Arte
O Clara Arte abrirá com 46 bangalôs, piscinas climatizadas e cobertas, sauna, spa, dois restaurantes, brinquedoteca, academia e espaço para eventos.
Todas as acomodações têm varanda com lareira, banheiras esculpidas em pedra-sabão, cama de casal, sofá, copinha do bebê e adega. A aposta de Taiza é ser fiel aos apartamentos no estilo family chic dos resorts de Dourado e de Ibiúna. As tarifas também serão semelhantes às já praticadas nestas propriedades, com preços que se iniciam em cerca de R$ 2 mil no Santa Clara Eco e R$ 2,3 mil no Clara Ibiúna.
Em uma segunda etapa, o Clara Arte ganhará uma expansão com mais 60 acomodações, com direito a spa no meio da floresta e centro de eventos.