segunda-feira, julho 8, 2024
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Lenovo, Threadripper Pro e a fórmula para um sucesso impressionante

O mercado de tecnologia é definido por empresas que fazem grandes apostas e executam contra probabilidades quase impossíveis. A aquisição da EMC pela Dell e a posterior abertura de capital eram consideradas quase impossíveis, mas a Dell teve sucesso.

Outros exemplos são a aquisição pela HP de uma Compaq falida para se tornar a então mais poderosa empresa de PCs do mundo; A aposta da IBM no Watson décadas antes da IA ​​generativa se tornar uma realidade; e agora a Lenovo combina elementos de uma empresa asiática relativamente pequena de PCs com unidades fracassadas da IBM para formar o que está se tornando indiscutivelmente a mais poderosa empresa de tecnologia global e a única que combina totalmente conceitos de tecnologia oriental e ocidental em um conjunto único e bem-sucedido de produtos e serviços .

Outra história recente de sucesso da empresa envolve AMD e Threadripper. Threadripper foi inicialmente um produto de consumo e extremamente arriscado devido ao seu custo de desenvolvimento. Como processador de estação de trabalho, no papel, ele destruiu todo o resto. Ainda assim, as estações de trabalho tendem a ser construídas para profissionais, e não para consumidores comuns, tornando a criação de uma estação de trabalho profissional a partir da tecnologia uma proposta muito arriscada.

Mas a Lenovo reconheceu que os engenheiros compram desempenho.

Embora seus pares então muito maiores se recusassem a aceitar o produto como uma opção, a Lenovo lançou as estações de trabalho Threadripper no mercado e quase da noite para o dia assumiu a liderança de ponta no segmento. Seguiu-se o Threadripper Pro e, após o lançamento da semana passada, os pares da Lenovo estão perseguindo a Lenovo para a tecnologia, enquanto a Intel está perseguindo, e não liderando, a AMD nesta categoria de alto perfil. Trabalho impressionante de ambas as empresas.

Esta semana, vamos falar sobre como a Lenovo está se arriscando e conquistando participação de mercado. Em seguida, encerraremos com um bate-papo sobre outro head-mounted display da Rokid que tenho usado em viagens e que pode formar a base para uma nova classe de experiências em PCs móveis ou smartphones.

Tolerância de risco

Trabalhei com e para empresas que estão crescendo e indo bem e ainda mais empresas que estão passando por dificuldades e se perderam. É muito mais divertido trabalhar para o primeiro tipo de empresa do que para o segundo.

O que geralmente define uma empresa de sucesso é que ela é tolerante com o fracasso e está disposta a assumir riscos aceitáveis ​​que outros considerariam irracionais.

Certa vez, encontrei-me com o então CEO da Ford e alguns analistas que estavam mais focados no setor automotivo do que eu. Relatei uma conversa que tive com executivos de muitas empresas de tecnologia que enfrentavam novos concorrentes poderosos, dizendo que se ele não entendesse e abraçasse o que a Tesla estava fazendo, provavelmente perderia o emprego. Como tem acontecido principalmente, toda vez que fiz isso, fui reprimido. Cerca de um ano depois, ele foi dispensado.

Não é divertido para mim prever que alguém será demitido e estará certo. Meu objetivo pessoal é evitar resultados como esse, e não prevê-los. Menciono a história da Ford porque ele disse que seu grande objetivo era permitir a assunção de riscos na Ford, ao mesmo tempo que dizia que se alguém estragasse um produto importante, seria demitido. Isso é exatamente o oposto de assumir riscos. Embora a Tesla provavelmente assuma muitos riscos desnecessários, qualquer CEO do setor automotivo provavelmente venderia sua alma para ter a avaliação da Tesla.

A magia da Lenovo

Passei a última semana com a Lenovo. Nas duas décadas anteriores, deixou de ser uma pequena empresa de PCs, da qual quase ninguém tinha ouvido falar no Ocidente, para se tornar uma empresa que desafia ou possui liderança em quase todos os segmentos em que atua.


A história do AMD Threadripper é apenas uma das muitas histórias como esta, em que a Lenovo assumiu riscos incríveis que pareciam malucos.

Por exemplo, a empresa IBM PC lutou até que a Lenovo a comprasse, e agora a Lenovo detém a participação líder em PCs. Quem teria acreditado que uma pequena empresa fora da Ásia poderia superar gigantes como HP e Dell usando uma ferramenta que parecia impossível de ser corrigida para a IBM, mas não era?

A Lenovo também adquiriu a marca IBM Think. A IBM costumava dominar o mercado mundial de tecnologia, então como a Lenovo conseguiu ter sucesso quando a IBM não conseguiu? Porque a IBM não correria os riscos que a Lenovo correu. Agora, Threadripper é uma vitrine dessa assunção de riscos.

Em servidores, a unidade de servidor IBM x86 teve desempenho inferior ao do mercado e nem era uma unidade completa. Mesmo com uma unidade bem-sucedida, é muito mais provável que esse tipo de fusão fracasse. Mas a Lenovo percebeu, com razão, que a tecnologia não era ruim. Na verdade, sem dúvida liderou o mercado. Foi porque a unidade IBM Power concorrente utilizou os recursos que o x86 precisava para ter sucesso.

Transformando riscos em oportunidades de liderança

Embora a Lenovo ainda não lidere o mercado de servidores como faz com os PCs, é um desafio para a liderança e a unidade é bem-sucedida.

A Motorola representava um risco ainda maior. Até eu pensei que comprar aquela unidade pela Lenovo era uma loucura porque ela estava quebrada antes do Google comprá-la, e então o Google literalmente a destruiu.

Ainda assim, a marca tinha valor. A Motorola já liderou o mercado de celulares antes da Apple. A Lenovo corrigiu o problema e agora é a única empresa que pode realmente desafiar a Apple com uma experiência que, embora ainda não corresponda à da Apple, está cada vez mais próxima do que qualquer outra empresa conseguiu obter a um custo geralmente muito mais baixo.

Qualquer uma dessas façanhas teria sido impossível para quase qualquer outra empresa. Fazer todos os três seria inacreditável, mas a Lenovo conseguiu.

Como a Lenovo poderia se tornar a próxima potência global

Como a maioria das empresas de tecnologia, a Lenovo não investe adequadamente em marketing. Por exemplo, a AMD geralmente supera a Intel. Ainda assim, embora a Intel tenha tido dificuldades claras, a percepção do mercado é diferente da realidade porque o marketing da AMD carece de recursos.

Se a Lenovo adotasse mais um conceito da IBM, acredito que nenhum concorrente, incluindo a Apple, poderia tocá-lo. Esse conceito é o foco exclusivo de Lou Gerstner em marketing. Gerstner foi o único CEO não-IBM que a empresa já teve, e ele não obteve tecnologia alguma. No entanto, vindo de uma potência de marketing como a Nabisco, Gerstner era um mestre em marketing e, como Steve Jobs, que tinha um conjunto de habilidades semelhante, Gerstner entendeu que a percepção sempre supera a realidade.


Steve Jobs conseguiu salvar a Apple convencendo o mercado de que valia a pena comprar produtos que eram uma porcaria, permitindo que a Apple sobrevivesse até que ele conseguisse consertar as linhas de produtos. Gerstner tirou a IBM de uma empresa que estava indiscutivelmente em pior situação que a Apple e salvou-a fazendo com que as pessoas vissem valor antes que a empresa pudesse fornecê-lo.

Tendo estudado os dois homens, Gerstner era mais forte em habilidades de marketing do que Jobs, enquanto Jobs era muito mais influente pessoalmente do que Gerstner. Acredito que você pode duplicar o que Gerstner fez, mas é necessário um conjunto de habilidades muito perigosas para fazer o que Jobs fez. Vejo esse perigo em Elon Musk, que tem um conjunto de competências semelhantes às de Jobs e, na minha opinião, mostra o lado negativo ainda mais do que Jobs, ao abusar do seu poder de influência.

Empacotando

A execução da Lenovo é impressionante e a sua vontade de assumir riscos e financiar e disponibilizar adequadamente os seus esforços é líder de mercado. No entanto, se a Lenovo aprendesse apenas mais uma lição do único CEO não-IBM que a IBM alguma vez teve, poderia tornar-se uma força incomparável no mercado, combinando o poder do marketing excepcional com os seus produtos e soluções impressionantes.

Infelizmente, grandes produtos e marketing raramente coexistem, privando-nos da tempestade perfeita que poderia ocorrer se as percepções estivessem alinhadas com a realidade. O iPhone inicial, a recuperação da IBM e o Windows 95 foram exemplos de marketing forte e produtos fracos. No entanto, à medida que os produtos melhoraram, o marketing forte foi quase eliminado.

AMD e Lenovo mostram o oposto com produtos muito fortes, mas marketing fraco. Embora eu ache que a Apple sob Jobs e a Intel sob Grove (Intel Inside) ainda são as que mais se aproximam desse ideal, ainda estou esperando por aquela tempestade perfeita de produtos excelentes E marketing incrível.

Produto tecnológico da semana

Óculos AR Rokid Max

Óculos AR Rokid Max

(Crédito da imagem: Rokid)


Na minha última viagem de negócios à Lenovo, tenho usado o Rokid Max Óculos AR, e eles são incríveis.

Também tenho usado o head-mounted display Goovis 3G que apresentei em julho e estou impressionado com os dois produtos.

O produto Goovis é muito mais isolador. Funciona melhor quando você deseja solidão ou está ao ar livre, sob a luz do sol e longe das pessoas, para que o isolamento não o deixe nervoso. Ou, se você estiver sentado na janela de um avião e não houver ninguém esbarrando em você ou pedindo para você se mover, o que é realmente irritante com os Goovis, mas não tanto com os óculos Rokid.

Assim, para áreas onde há pessoas ao seu redor ou onde você deseja ver o teclado enquanto digita, o Rokid funciona melhor e também funciona como óculos AR, o que lhes confere uma utilidade mais ampla. No entanto, se você deseja uma experiência cinematográfica envolvente, o Goovis é mais forte.

Outra vantagem do Rokid é que é muito mais fácil de transportar. O fone de ouvido Goovis requer um pacote mais alinhado com os fones de ouvido VR e é mais difícil de embalar. O Rokid se parece mais com um grande par de óculos de sol em seu estojo e é muito mais fácil de embalar.

(Crédito do vídeo: Rokid)


Considerações práticas

Achei os óculos Rokid muito fáceis de usar. Você pode carregar o aplicativo no seu smartphone, mas realmente não precisa dele, e eu não uso aplicativo no PC. Posso desligar a tela do meu laptop, então, se estiver assistindo algo como “The Boys”, o que seria problemático em um avião com crianças por perto, posso curtir o filme sem ser agredido pelos pais de alguma criança por conteúdo impróprio.

Uma desvantagem do Rokid é que você precisa usar os óculos na altura do nariz para ver a tela inteira, mas me acostumei com isso rapidamente – e você só precisa ver a barra de menu ao iniciar um aplicativo ou verificar a hora.

O custo do Rokid é de cerca de US$ 399 para o fone de ouvido, o que o torna um presente atraente à medida que o feriado se aproxima. Eles têm pacotes por US$ 499 com caixa de streaming. Embora eu não tenha achado esse produto útil porque você só pode transmitir com ele – e de qualquer maneira, funciona melhor com um smartphone ou PC. Você não pode baixar filmes com a caixa de streaming, então não funcionará em viagens de carro ou avião, onde eu provavelmente usaria este produto.

De qualquer forma, estou impressionado com o Rokid Max e é o meu Produto da Semana. Se você tiver uma chance, experimente; é realmente impressionante!

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