domingo, setembro 29, 2024
InícioEsporteLenda da NBA, Kobe Bryant venceu o Oscar em 2018; relembre

Lenda da NBA, Kobe Bryant venceu o Oscar em 2018; relembre

A cerimônia do Oscar acontece neste domingo (10) e tem “Oppenheimer” como grande favorito ao prêmio de Melhor Filme. Entre as categorias principais, o esporte está representado por “Nyad”, produção da Netflix que concorre a Melhor Atriz com Annette Bening e a Melhor Atriz Coadjuvante com Jodie Foster.

O longa-metragem conta a história de Diana Nyad. Aos 64 anos, a nadadora teria atravessado o Estreito da Flórida, trecho de 170 quilômetros em mar aberto separando Cuba e Estados Unidos, em 2013, após quase 53 horas de nado.

Mais recentemente, porém, o mundo do basquete se mobilizou para torcer por um representante no principal prêmio cinematográfico do planeta — e saiu vitorioso. Foi em 2018, quando “Dear Basketball” levou a estatueta de Melhor Curta Animado.

A animação criada por Glen Keane e narrada por Kobe Bryant dá vida à carta escrita pela lenda do Los Angeles Lakers ao The Players’ Tribune, publicada em 29 de novembro de 2015, na qual o ala-armador anunciava sua aposentadoria das quadras.

Tanto no texto quanto no curta — cuja trilha sonora original foi composta por John Williams, dono de cinco estatuetas do Oscar após 54 indicações — a carta é uma verdadeira declaração de amor de Kobe ao basquete, esporte ao qual se dedicou a vida toda.

A conquista, que fez de Bryant o primeiro ex-atleta profissional a ganhar um Oscar e o primeiro afro-americano a vencer na categoria, foi apenas mais uma das tantas do ex-ala-armador, morto em 26 de janeiro de 2020 aos 41 anos.

Integrante do Hall da Fama do basquete, Kobe teve duas camisas aposentadas pelos Lakers — a 8 e a 24. Pela franquia de Los Angeles, na Califórnia, Bryant marcou 1.860 pontos em jogos de pré-temporada, 33.643 em duelos de temporada regular e 5.640 em partidas de playoffs.

Além disso, marcou a história da NBA: integrou a seleção dos 75 anos da liga e foi selecionado 18 vezes para o All-Star Game, além de ter sido duas vezes cestinha da temporada e MVP em 2007/2008.

Kobe Bryant conquistou o título da NBA cinco vezes. Conseguiu um tricampeonato entre 2000 e 2002 como coadjuvante de Shaquille O’Neal e um bicampeonato em 2009 e 2010 já como protagonista, sendo MVP das Finais dos últimos dois títulos.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui