O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), confirmou na manhã deste domingo, 22, que está a caminho de Gramado, na região serrana gaúcha. Leite vai acompanhar o rescaldo de um acidente aéreo. Em seu perfil no Twitter/X, Leite escreveu:
“Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local”.
Leite confirma que não há sobreviventes
O gabinete do governador confirmou a viagem assim que Leite recebeu as informações sobre o acidente. Segundo a Defesa Civil, 9 pessoas morreram. O piloto era o dono do avião. Além disso, ao menos 15 pessoas estão em atendimento hospitalar, a maioria principalmente por inalar fumaça.
O avião atingiu primeiramente uma pousada e uma loja de móveis na Avenida das Hortênsias. O choque provocou incêndio no local, que é um dos principais corredores de fluxo de turistas. O endereço concentra grande parte do comércio local.
Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil ainda estão no local. Conforme as autoridades, o avião decolou do Aeroporto de Canela, cidade vizinha, e caiu minutos depois do sobrevoo inicial. A queda ocorreu por volta das 9h15, em Gramado. A informação inicial era de que ele teria como destino Florianópolis, em Santa Catarina.
No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma loja de móveis e uma pousada. Os bombeiros informaram que, no prédio, uma pessoa conseguiu sair sem ferimentos. Na loja de móveis não havia ninguém no momento do acidente. Na pousada, contudo, 15 pessoas se feriram e estão em atendimento hospitalar.