Um leitão com características faciais humanas nasceu em uma propriedade rural nas Filipinas. O caso ocorreu neste mês, na região de Tanjay, Província de Negros Oriental.
O agricultor Alfredo Cardinas relatou ter ficado assustado ao ver o leitão e ainda mais ao ouvir seu choro, que parecia ser de uma criança. O animal, contudo, viveu somente 4 horas depois do nascimento.
Os outros leitões da ninhada nasceram saudáveis, sem apresentar anomalias. Isso tornou o caso ainda mais intrigante.
Especialistas explicam o caso que aconteceu nas Filipinas
A veterinária Christine Hope Dejadena explicou ao jornal britânico Daily Mirror que é raro apenas um filhote ser afetado por um defeito congênito tão evidente.
Ela afirmou que “a porca não engravidaria de uma espécie diferente”. Por esse motivo, a veterinária descartou a possibilidade de fecundação por outra espécie.
O caso do leitão foi identificado como holoprosencefalia
O caso foi identificado como holoprosencefalia. Trata-se de defeito raro, que impede a divisão do cérebro em dois lados.
O veterinário Aris Miclat, por sua vez, mencionou que a exposição exagerada a produtos químicos durante a gestação poderia explicar a anormalidade.
Ele enfatizou que a condição é uma malformação congênita. O profissional descartou a interferência humana na fecundação.