A partir desta segunda-feira, 8, o Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) vai retomar os leilões de veículos apreendidos, que estavam suspensos desde julho do ano passado.
Interessados em algum dos 418 carros ou motos disponíveis em Botucatu, a 238 km de São Paulo, podem começar a dar pré-lances para o certame, programado para o dia 23 deste mês.
Outros dois leilões, com 385 veículos, estão marcados para agosto na região metropolitana de Sorocaba.
Apesar das iniciativas, a superlotação ainda é um problema. Ao todo, são cerca de 152 mil veículos acumulados em 246 pátios no Estado, quase 70% a mais que no ano anterior.
Leilões haviam sido suspensos por irregularidades
A suspensão dos leilões ocorreu devido a questões de procedimentos e irregularidades.
Por isso, o Detran exigiu certidões e credenciais dos profissionais envolvidos, assim como comprovação dos gastos com a preparação dos veículos. No entanto, algumas empresas de leilão relatam dificuldades com as novas exigências.
Em Guarulhos, cerca de 7 mil veículos apreendidos devem ser leiloados até setembro. No pátio da cidade, há uma mistura de veículos abandonados, desde um Porsche Cayenne a um Fusca dos anos 1960.
O Detran realizará uma audiência pública para ouvir o setor e avaliar sugestões sobre leilões, já que algumas empresas afirmam enfrentar custos adicionais com locação de terrenos e demissões.
Além disso, um estudo de viabilidade econômica, encomendado pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para transformar a operação dos guinchos e pátios em concessão pública preocupa os empresários do setor de leilões.