Durante a manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, em prol do 7 de Setembro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou as ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a qual chamou de “psicopata”. Entre outras coisas, Eduardo pediu o impeachment do magistrado.
“A lei deve ser instrumento da Justiça, não a espada de um psicopata”, disse o parlamentar, depois de um longo discurso em que associava a psicopatia às ações que, segundo ele, são atribuídas a Moraes. “Alexandre de Moraes impunha o martelo da Justiça como se fosse sua espada pessoal”, disse o político em outro momento da fala.
“Um psicopata é incapaz de analisar um recurso de uma pessoa doente na cadeia e, infelizmente, ele vir a óbito, como é o caso do querido Clezão”, discursou o deputado. “Um psicopata é capaz de jogar um inocente para ser torturado por mais de seis meses, nas condições mais desumanas possíveis, na tentativa de forçá-lo a inventar mentiras contra seus amigos e colegas de trabalho, como foi feito com Felipe Garcia Martins.”
Eduardo citou ainda a suspensão do X/Twitter no Brasil, que ocorreu por determinação de Moraes, que, posteriormente, foi referendada pela Primeira Turma do STF. O deputado questionou o motivo de Moraes se “expor” “tanto para acabar com a liberdade de expressão no país”.
Conforme o parlamentar, a rede social seria uma “ferramenta poderosa” para “denunciar ao Brasil e o mundo todos esses abusos, excessos e ilegalidades” que o ministro estaria cometendo.
Ainda em sua fala, Eduardo Bolsonaro convocou os parlamentares e os manifestantes a se posicionarem em prol de quatro bandeiras: “fim da perseguição dos inocentes e das prisões politicas, anistia para todos os presos políticos, encerramento de todos os inquéritos ilegais derivados do inquérito do fim do mundo e o impeachment do ministro”.
De acordo com o deputado, a deposição de Moraes se daria em virtude da invasão das competências do Poder Legislativo, atentar contra os direitos fundamentais e a violação das cláusulas pétreas da Constituição.
“Só assim colocaremos um fim na série de maldades que vem sido cometidas em nosso país em nome da democracia”, destacou Eduardo Bolsonaro. Durante um momento do discurso de Eduardo Bolsonaro, manifestantes gritaram “Fora Xandão”, em referência ao ministro do STF. O deputado também entoou a palavra de ordem.
Oposição vai protocolar pedido de impeachment de Moraes
A fala de Eduardo Bolsonaro ocorre no mesmo dia em que parlamentares da oposição encerram o prazo de assinaturas para um pedido de impeachment contra o ministro. Até a tarde deste sábado, 152 deputados aderiram à solicitação.
A expectativa da oposição é protocolar o documento na Mesa do Senado na segunda-feira 9, junto ao abaixo-assinado popular pelo impeachment de Moraes, que tem mais de 1,4 milhão de signatários.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já disse que analisaria a solicitação, mas não há qualquer sinalização de que dê prosseguimento ao processo.