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Está nas mãos da prefeita de Washington, Muriel Bowser, o projeto de lei que pode transformar o futuro dos veículos elétricos na capital dos Estados Unidos.
O Conselho do Distrito de Columbia aprovou por unanimidade o texto que prevê uma série de obrigações para a instalação de carregadores em espaços públicos e privados, especialmente prédios residenciais e postos de combustíveis.
Apresentado pela primeira vez em 2022, o texto de autoria do vereador de DC Charles Allen passou por uma revisão final e criou o conceito do “direito de carregar”.
“Algumas pessoas hesitam em usar carros elétricos por causa da ‘ansiedade de alcance’ ou do medo de não saber quando ou onde carregarão o carro. Mas precisamos que as pessoas usem carros elétricos — e rápido”, justifica Allen.
Atualmente, a cidade de Washington tem 317 locais públicos de carregamentos, com 1.057 pontos disponíveis para os motoristas. Outras 132 portas estão instaladas em 44 locais privados, segundo o texto.
“Em 2023, havia cerca de 8.100 veículos elétricos registrados no distrito, um aumento de 37% nos registros em relação a 2022. Essa é uma tendência clara que mostra que cada vez mais moradores estão interessados em comprar um veículo elétrico”, diz o vereador.
O que prevê o projeto?
Em linhas gerais, a nova lei cria uma série de incentivos governamentais para a instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos.
- A partir de 1º de janeiro de 2027, será exigido que todos os edifícios comerciais e residenciais tenham estacionamentos e garagens com infraestrutura que acomode estações de carregamento de veículos elétricos;
- Estabelece um Programa de Incentivo de Carregamento de Veículos Elétricos. Um proprietário de uma casa antiga que queira exercer seu “direito de carregar” seria capaz de usar um voucher para complementar ou cobrir totalmente o custo de compra e instalação de uma estação de carregamento;
- Exige a instalação de uma porta de carregamento de veículos elétricos de corrente contínua e carregamento rápido em postos de combustíveis projetados para vender mais de um milhão de galões de gasolina por ano;
- Cria o Plano de Implantação e Gerenciamento de Infraestrutura de Veículos Elétricos a partir de janeiro de 2026 para ajudar o distrito a avaliar a prontidão e resiliência da rede elétrica para carregamento de veículos elétricos.