O novo comandante do Cruzeiro já está em Belo Horizonte. O argentino Nicolás Larcamón, de 39 anos, desembarcou no Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, às 7h30 desta quarta-feira (3), para assumir o clube celeste.
“Muita vontade de começar a trabalhar, com a esperança de fazer uma grande temporada, sabemos que temos um desafio importante. Sabemos que é um clube com muita história e que temos uma responsabilidade muito grande”, disse o treinador ao desembarcar em Confins.
Depois de dirigir o León no Mundial de Clubes da Fifa, o jovem treinador retornou a León, no estado mexicano de Guanajuato, para providenciar a mudança, e passou a noite de Réveillon na Cidade do México para rever amigos.
Horas antes de Larcamón, chegaram também a Belo Horizonte integrantes de sua comissão técnica, mas oriundos de Buenos Aires: o treinador-adjunto Javier Berges, o auxiliar Damián Ayude e o preparador físico Juan Cruz Gutiérrez Mónaco. O empresário do treinador, Roberto Capece, também acompanhou o grupo na viagem ao Brasil.
O último integrante do corpo técnico de Larcamón é o analista de desempenho Miguelangel Vásquez, que vem da Venezuela.
Antes mesmo da apresentação do elenco, marcada para sexta-feira (5), na Toca da Raposa II, Larcamón e sua comissão técnica terão reuniões para definir a programação de treinos e conversar com a direção sobre a montagem do elenco. Até o momento, três jogadores já foram anunciados: o zagueiro Zé Ivaldo e os atacantes Rafa Silva e Gabriel Veron.
Os próximos a chegar serão o volante Lucas Romero, que foi comandando por Larcamón no León, e o atacante Juan Ignacio Dinenno, ex-Pumas do México.
O Cruzeiro tem grandes ambições na temporada e dará atenção especial às Copas do Brasil e Sul-Americana. Os outros desafios da temporada serão o Campeonato Mineiro e o Campeonato Brasileiro.
O treinador-adjunto argentino Javier Berges acompanhou Nicolás Larcamón nos últimos seis trabalhos: Anzoátegui-VEN, Antofagasta-CHI, Huachipato-CHI, Curicó Unido-CHI, Puebla-MEX e León-MEX.
Em eventuais suspensões do técnico, é Berges, também conhecido como Conejo (Coelho, em português), que fica à beira do campo e concede as entrevistas coletivas após os jogos.
O preparador físico argentino Juan Cruz Gutiérrez Mónaco integra a comissão de Nicolás Larcamón desde o trabalho no Curicó Unido, do Chile. Desde então, passou por Puebla e Léon. Antes, teve passagens por Sol de América-PAR, Colón-ARG, Quilmes-ARG, Independiente-ARG, Argentinos Juniors-ARG e Boca Juniors-ARG.
O auxiliar Damián Ayude é o integrante mais recente da comissão e esteve com o treinador cruzeirense no León, do México. Antes, passou pelas categorias de base da Argentina (auxiliar do Sub-20 e Sub-23) e Venezuela (técnico Sub-17) e trabalhou em clubes como Chacaritas Jrs-ARG, Argentinos Juniors-ARG, Anzoátegui-VEN, Estudiantes San Luis-ARG, Unión San Felipe-CHI e Barracas Central-ARG.
Outro integrante da comissão técnica de Nicolás Larcamón é o analista de desempenho venezuelano Miguelangel Vásquez. O profissional trabalhou com o técnico argentino no Anzoátegui-VEN e o acompanhou nos últimos trabalhos no Chile e no México.
Javier Berges “Conejo” (ARG) – treinador-adjunto
Damián Ayude (ARG) – auxiliar-técnico
Juan Cruz Gutiérrez Mónaco (ARG) – preparador físico
Miguelangel Vásquez (VEN), analista