domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaLaptop roubado não tinha 'planos de segurança' das Olimpíadas

Laptop roubado não tinha ‘planos de segurança’ das Olimpíadas

Parece causo, ficção, ideia para esquete de comédia. Um engenheiro da prefeitura de Paris prestou queixa, na segunda-feira (26), do roubo de seu notebook, que estava no bagageiro de um trem. O funcionário contou à polícia que o laptop tinha os planos de segurança para os Jogos Olímpicos de 2024, bem como dispositivos USB para decodificar os arquivos. Mas, aparentemente, não é bem assim.

Para quem tem pressa:

  • Um engenheiro da prefeitura de Paris reportou o roubo de seu notebook. O funcionário contou à polícia que o laptop, roubado num trem na Gare du Nord, tinha planos de segurança para as Olimpíadas de 2024;
  • Já a promotoria de Paris e a prefeitura esclareceram que o computador tinha notas sobre o tráfego durante as Olimpíadas, ao invés de informações sobre dispositivos de segurança sensíveis ou organização policial dos Jogos;
  • Após o incidente, a Câmara Municipal de Paris tomou medidas para fortalecer a segurança do sistema e evitar invasões, enquanto o Ministério Público iniciou uma investigação sobre o roubo;
  • Cerca de 37 mil profissionais de segurança, incluindo dois mil policiais municipais, serão mobilizados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, assegurando a segurança do evento em Paris.

As primeiras informações sobre o caso vieram a público por meio da AFP, obtidas com uma fonte policial. Mas a promotoria de Paris informou, nesta quarta-feira (28), que o notebook roubado na Gare du Nord tinha notas sobre o tráfego na cidade durante as Olimpíadas, ao invés de informações sobre “dispositivos de segurança sensíveis”. E o posicionamento da prefeitura seguiu a mesma linha.

Verificações iniciais nos permitiram estabelecer que o funcionário não estava de posse de nenhuma informação relacionada à organização e desdobramento da polícia durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Prefeitura de Paris, em comunicado

Além disso, a Câmara Municipal de Paris informou que fez as alterações necessárias após o roubo para evitar que seu sistema fosse invadido. E o Ministério Público abriu uma investigação por “roubo em transporte público”.

Dois mil policiais municipais e cerca de 35 mil agentes de segurança serão mobilizados durante as Olimpíadas de Paris, que ocorrem de 26 de julho a 11 de agosto na capital francesa. As informações são do jornal The Guardian.

Segurança de dados no iPhone

(Imagem: Alyssa Stone/Universidade Northeastern)

Na busca por proteger suas economias, décadas de fotos e o restante da sua vida digital, agora há uma nova medida disponível para usuários de iPhone e iPad. Na segunda-feira, como parte da atualização iOS 17.3, a Apple lançou a Proteção de Dispositivo Roubado, um recurso que adiciona uma camada de segurança capaz de frustrar ladrões que tenham roubado tanto o seu iPhone quanto o código de acesso que você usa para desbloqueá-lo.

Ladrões com um iPhone e seu código de acesso rapidamente bloqueiam suas vítimas de suas contas da Apple, alterando a senha e outras configurações. Em seguida, partem para o dinheiro, esvaziando contas bancárias, abrindo cartões de crédito e muito mais. A Proteção de Dispositivo Roubado dificulta muito isso para um criminoso, se você ativá-la.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui