O mês de maio de 2024 tem poucos, mas alguns dos mais importantes eventos astronômicos do ano. O principal deles é o lançamento da missão Starliner, da Boeing. Pela primeira vez a nave deve decolar tripulada. Ainda este mês tem a chuva de meteoros Eta Aquaridas, uma das principais do ano.
Confira o calendário astronômico de maio
1 de maio: A Lua Minguante de maio chega às 08h27
2 de maio: Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará o primeiro par de satélites de observação da Terra WorldView Legion para a Maxar Technologies.
6 de maio: Primeiro lançamento tripulado da Boeing CST-100 Starliner. A missão será lançada no topo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 23h30, horário de Brasília.
A Starliner será pilotada por Barry “Butch” Wilmore, ex-piloto do programa de ônibus espacial da NASA e visitante da ISS por duas vezes. Ao lado dele estará Suni Williams, que conta com duas missões espaciais no currículo. Em 2007, ela se tornou a primeira pessoa a “correr uma maratona” no espaço, quando correu na esteira da estação por mais de quatro horas. Além da dupla, o astronauta da NASA e três vezes residente da estação espacial Mike Fincke foi escalado como piloto reserva da missão.
5 e 6 de maio: ativa de 19 de abril a 28 de maio no hemisfério sul, com pico em 5 de maio, a chuva de meteoros Eta Aquáridas é uma das principais do ano, com previsão de no máximo 50 meteoros por hora. Os pedaços de detritos espaciais que criam os Eta Aquarids vêm de um cometa bem famoso: o Cometa Halley.
8 de maio: A Lua a Lua Nova de maio chega à 00h21
15 de maio: A Lua Crescente de maio chega às 8h48
23 de maio: A Lua Cheia de maio, conhecida como Lua da Flor, chega às 10h53
Ainda este mês
O mês de maio ainda tem alguns eventos previstos, mas sem uma confirmação oficial. Entre eles o lançamento suborbital tripulado do NS-25 da Blue Origin e a missão Chang’e-6 da China para o outro lado da lua. A SpaceX ainda pode lançar novamente a Starship, considerando que Elon Musk pretende realizar mais 6 decolagens em 2024, maio é um mês a se considerar.