Bruce Springsteen, Lana Del Rey e Raye estão entre os músicos que saíram como vencedores do Ivors Academy Felllowship, uma premiação britânica anual para compositores.
O roqueiro norte-americano Springsteen se tornou o primeiro compositor internacional a receber o prêmio, maior honraria da associação com sede no Reino Unido. A cerimônia aconteceu em Londres, na quinta-feira (23).
O guitarrista e cantor de “Born to Run” se junta a Sting, Kate Bush e Paul McCartney, tornando-se assim um membro da academia. Ele foi reconhecido “pela sua contribuição extraordinária para a arte da composição e pelo impacto no cenário cultural britânico”.
“Quero agradecê-los por deixar minha música entrar nos seus corações e nas suas almas. Quero agradecê-los por me incluir na desafiadora e linda vida cultural do Reino Unido”, afirmou, aceitando o prêmio entregue por Paul McCartney. “Antes era apenas um sonho. Agora é real.”
Raye, que conquistou seis prêmios em uma noite no BRIT Awards, maior premiação musical do país, foi escolhida como a compositora do ano.
O prêmio de Melhor Álbum, categoria descrita como uma celebração “à criatividade e inventividade consistente, e também para composições excepcionais”, foi para o baterista de jazz Yussef Dayes, com seu álbum majoritariamente instrumental “Black Classical Music”.
“Black Swan”, de Victoria Canal, que venceu no ano passado na categoria Estrela Em Ascensão, ganhou o prêmio de melhor canção musical e liricamente.
Lana Del Rey recebeu um prêmio internacional especial pela sua carreira e influência, enquanto Bernie Taupin, o colaborador de Elton John, foi premiado por sua contribuição para a música britânica.
*Com reportagem adicional de Kristian Brunse