O Los Angeles Lakers imortalizou a lenda Kobe Bryant em uma estátua imponente com mais de 5 metros de altura, inaugurada em uma cerimônia emocionante na Crypto.Com Arena na noite desta quinta-feira (8).
A escultura de bronze mostra Kobe vestindo sua camisa 8 e apontando o dedo para o céu. A peça captura o momento em que o astro deixou a quadra após seu melhor jogo da carreira, com 81 pontos anotados contra o Toronto Raptors, em 2006.
“Só para constar, Kobe escolheu a pose que você vai ver”, disse a viúva de Bryant, Vanessa, sobre a pose da estátua antes de sua apresentação.
Ela também expressou sua gratidão aos muitos fãs do marido: “Este momento não é apenas para Kobe, mas para todos que expressaram seu apoio durante todos esses anos”.
For Kobe. For the die-hard Laker fans. For our family.
Mamba forever. pic.twitter.com/uExf0oEWgY
— Los Angeles Lakers (@Lakers) February 9, 2024
Vanessa Bryant anunciou ainda que a estátua é a primeira de três a serem colocadas no entorno da arena dos Lakers. Na segunda ele aparecerá com o número 24 e, na terceira, com sua filha Gianna Bryant — Kobe e Gianna faziam parte do grupo de nove pessoas que morreram em um acidente de helicóptero em janeiro de 2020.
A data de inauguração da estátua, 8/2/2024, coincidiu com os dois números da camisa que Bryant usou durante sua carreira como jogador: 8 e 24, enquanto o número 2 representa o número da camisa que Gianna usava.
“Para os fãs de Los Angeles, esta é uma cidade especial que Kobe teve tanto orgulho de representar. Me enche de alegria ver quanto amor vocês têm por todos nós. Nós também amamos vocês”, acrescentou Vanessa Bryant.
A estátua, esculpida por Julie Rotblatt Amrany, é cercada por réplicas dos cinco troféus da NBA que Kobe Bryant conquistou.
De acordo com o Lakers, a família Bryant também pediu que os nomes de suas quatro filhas fossem gravados no braço da estátua como tatuagens, embora três ainda não tivessem nascido quando a estrela fez seu jogo de 81 pontos.
A base triangular traz inscrições de muitas das conquistas da carreira de Kobe, bem como uma de suas citações mais icônicas: “Deixe o jogo melhor do que o encontrou. E quando chegar a sua hora de partir, deixe [o jogo] como uma lenda.”
Kobe Bryant foi 18 vezes All-Star da NBA durante sua carreira de 20 anos nos Lakers. Ele é o sétimo jogador na história da franquia a receber uma estátua, juntando-se a Elgin Baylor, Shaquille O’Neal, Kareem Abdul-Jabbar, Earvin “Magic” Johnson, Jerry West e Chick Hearn.
“Quem o viu jogar sabe que ele fazia as coisas em quadra como ninguém. Ele era um lutador, um lutador, um vencedor, e também era um artista e conseguia dobrar o mundo à sua vontade”, disse a proprietária dos Lakers, Jeanie Buss, na cerimônia da estátua de Bryant.
“Assistir Kobe jogar foi como assistir a um milagre acontecer”, Buss se lembra de seu pai, Jerry, dizendo sobre Bryant.
“Certa vez, um time da NBA nos ofereceu uma troca de cinco jogadores por Kobe, mas o Dr. Buss recusou a oferta, explicando que Kobe era tão raro quanto um diamante perfeito de cinco quilates e que cinco diamantes de um quilate nunca seriam suficientes.”
Na noite de quinta-feira na Crypto.com Arena, o Lakers enfrentou o Denver Nuggets com seu uniforme “Black Mamba”, desenhado pela falecida estrela dos Lakers em homenagem ao seu apelido na quadra. Os uniformes, que estrearam originalmente na temporada 2017/2018, trazem estampa de pele de cobra preta, um “LA 24” na cintura e os números 8 e 24 em cada perna do calção.