quarta-feira, dezembro 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaLago misterioso na Antártida abriga ecossistema único

Lago misterioso na Antártida abriga ecossistema único

Antigamente, acreditava-se que o Lago Enigma, localizado no leste da Antártida, ficasse totalmente congelado. Isso fez com que o local fosse pouco estudado, mas cientistas acabaram de descobrir que ele abriga um ecossistema único e repleto de vida.

A presença de água líquida foi identificada por uma equipe do Conselho Nacional de Pesquisa Italiano. Usando um radar de penetração no solo, eles refutaram as suposições anteriores e encontraram um cenário muito diferente do registrado em outros lagos antárticos.

Condições térmicas únicas

  • Segundo os pesquisadores, o lago está sujeito a temperaturas médias do ar de -14°C, com mínimas atingindo -40,7°C.
  • Estas condições fazem com que a água líquida permanece coberta por até 11 metros de gelo durante todo o ano.
  • Ainda de acordo com a equipe, esta cobertura de gelo permanente ajuda a isolar a região do mundo externo e, junto com o frio extremo, promove um ecossistema único de microrganismos, alguns dos quais não são encontrados em nenhum outro lugar da Terra.
  • As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Communications Earth & Environment.
Lago na Antártida abriga ecossistema diferente do normal (Imagem: Communications Earth & Environment)

Leia mais

Lago deveria ter desaparecido

A análise genética de amostras revelou uma variedade de microrganismos diferentes que habitam a água, incluindo Bacteroidota, Actinobacteriota Pseudomonadota. Ainda mostrou que a água foi enriquecida por uma abundância de bactérias ultrapequenas do superfilo Patescibacteria. Essas minúsculas bactérias têm células extremamente pequenas, contêm genomas altamente reduzidos e realizam atividades celulares mínimas. Eles são simples, mas eficazes.

Segundo os pesquisadores, a microbiota planctônica e bentônica selada pelo gelo do Lago Enigma provavelmente representa uma biota legada persistente que surgiu do antigo ecossistema microbiano do lago antes do congelamento. As Patescibacteria ultrapequenas, em particular, podem desempenhar papéis incomuns no ecossistema do lago que não ocorrem em outros lagos antárticos cobertos de gelo.

Água líquida está coberta por parede de gelo (Imagem: Communications Earth & Environment)

Apesar das descobertas, a equipe ainda não sabe explicar ao certo como existe água em estado líquido no local. A falta de chuva, juntamente com a intensa evaporação do Sol e os ventos, deveria fazer com que o lago perdesse até 200 mil metros cúbicos de água por ano. Isso significa que deve existir alguma fonte de água ainda escondida no local. É mais um mistério do Lago Enigma.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui