Um esqueleto minúsculo de lagarto foi encontrado em uma pedreira perto de Bristol, na Inglaterra, e coroado como o mais velho do mundo em 2022. O título iniciou discordâncias no mundo científico. Alguns pesquisadores, inclusive, alegaram que o animal sequer era um lagarto, mas uma espécie mais parecida com crocodilos ou até dinossauros.
Depois de uma nova análise do exemplar, pesquisadores confirmaram que, sim, trata-se do lagarto mais velho do mundo.
Entenda a polêmica do lagarto mais velho do mundo
O esqueleto do réptil foi recuperado na Inglaterra, em um pedaço de solo considerado o último resquício de Triássico no país. Em 2022, um estudo publicado na revista Science Advances afirmou tratar-se do lagarto mais velho do mundo.
No entanto, segundo o coautor da pesquisa Michael Benton, uma surpresa veio logo no ano seguinte: em 2023, uma outra equipe de pesquisadores acadêmicos sugeriu que o exemplar não era um lagarto – nem mesmo um parente de lagarto. Na verdade, a segunda equipe sugeria tratar-se de um arcossauromorfo, um grupo de répteis mais parecidos com crocodilianos e dinossauros.
Então, o estudo original de um passo atrás e reexaminou o exemplar, que rendeu um artigo recente publicado na Royal Society Open Science.
Qual a idade do lagarto
- O exemplar foi nomeado Cryptovaranoides microlanius. Ele tem pelo menos 205 milhões de anos;
- O segundo estudo sobre o lagarto retornou ao espécime original analisado em 2022, de cerca de 5 milímetros, e aplicou técnicas de raio-x e tomografias computadorizadas;
- A análise confirmou que detalhes do crânio, mandíbulas, ossos e dentes do C. microlanius de fato o tornavam um lagarto. Para confirmar essa afirmação, a equipe também estudou características dos arcossauromorfos.
O resultado? Sim, encontramos o lagarto mais velho do mundo. Ainda, de acordo com o IFLScience, é comum que pesquisadores tenham que retornar a trabalhos anteriores para testar novas hipóteses e confirmar (ou não) a validade de suas proposições.