A tenista tcheca Barbora Krejcikova conquistou seu segundo Grand Slam e seu primeiro título de Wimbledon neste sábado (13), derrotando a italiana Jasmine Paolini por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 2/6 e 6/4 em uma emocionante final.
Campeã de Roland Garros em 2021, Krejcikova passou por uma temporada difícil, interrompida por lesões e marcada por uma subsequente queda no ranking mundial, mas tudo isso desapareceu quando ela levantou os braços para o céu em comemoração e recebeu os aplausos da multidão na quadra central.
Embora inicialmente tenha aberto vantagem de um set, Krejcikova teve que recorrer a toda a sua experiência para frear a vigorosa tentativa de reviravolta de Paolini.
A italiana, que disputou sua segunda final consecutiva de Grand Slam, arrastou a partida para um set decisivo e se defendeu de dois match points antes de Krejcikova selar a vitória.
A tcheca pulou em seu camarote e foi cercada por sua equipe antes de dizer à multidão na quadra que este foi “o melhor dia de sua vida”.
“Eu estava dizendo a mim mesma para ser corajosa… Foi uma partida tão difícil, uma final tão grande, uma competição tão grande e eu gostei muito e estou super feliz por estar aqui e poder aproveitar este momento”, disse Krejcikova.
“Ainda não consigo acreditar… Estou aqui e sou campeã de Wimbledon!”
Ao vencer o Grand Slam britânico, Krejcikova repetiu o feito de sua falecida treinadora e mentora Jana Novotná, que venceu o torneio em 1998 e faleceu de câncer em 2017.