domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaKia Niro EV terá recall por motivo perigoso; saiba qual

Kia Niro EV terá recall por motivo perigoso; saiba qual

Mais de duas mil unidades do Kia Niro EV 2022 estão passando por recall nos Estados Unidos devido a problema no plugue de segurança da bateria de alta tensão. O problema pode levar ao superaquecimento, danificar o carro ou até causar um incêndio.

Kia Niro EV apresentou falha perigosa

No total, são 2.209 mil unidades do Kia Niro elétrico recolhidas. Os modelos com possíveis defeitos foram fabricados entre 21 de julho de 2021 e 2 de dezembro de 2021.

Segundo o relatório de recall da Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês), o problema é no plugue de segurança da bateria de alta tensão. A peça pode superaquecer, levando ao seu derretimento. Isso, por sua vez, pode levar à perda da potência do carro ou até causar incêndio.

Os proprietários possivelmente afetados serão notificados para levarem seus veículos a uma concessionária Kia, onde o plugue de segurança problemático será substituído por um revisado.

Por enquanto, apenas unidades dos EUA foram afetadas (Imagem: Askarim/Shutterstock)

Kia ainda não sabe motivo da falha

  • Segundo o InsideEVs, a Kia ainda não determinou a raiz do problema que leva à falha;
  • A suspeita é de desvio do fornecedor na fabricação dos terminais do plugue de segurança;
  • Com a peça defeituosa, as superfícies podem adquirir alta resistência elétrica com o tempo e derreter o conector, prejudicando o carro e podendo levar a outros riscos;
  • Enquanto o recall acontece, a Kia recomenda que os proprietários do Niro elétrico evitem carregar os modelos em ambientes fechados para minimizar o risco de incêndio.

E no Brasil?

O Olhar Digital contatou a assessoria do grupo Hyundai, dona da Kia Motors, sobre orientações de possível recall no Brasil.

O espaço está aberto e será atualizado mediante retorno.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui