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Você já ouviu falar nos “Kia Boyz”? Esse é um dos episódios mais surreais da Segurança Pública dos Estados Unidos nas últimas décadas. O caso ganhou repercussão nacional e mexeu com duas das maiores montadoras de carros do mundo.
A crise começou na pandemia de Covid-19. Alguns mascarados começaram a postar vídeos no TikTok ensinando a roubar veículos da Kia e da Hyundai, como o Soul e o Elantra.
E não eram furtos comuns. Eles acabaram ficando famosos por dois motivos: os bandidos eram todos adolescentes e os roubos eram muito simples – às vezes, os criminosos usavam apenas um cabo USB para burlar a segurança dos carros.
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Isso acontecia por que muitos modelos Hyundai e Kia fabricados entre 2015-2019 não têm os chamados imobilizadores eletrônicos.
São ferramentas que impedem que possíveis ladrões simplesmente arrombem e ignorem a ignição. O recurso é equipamento padrão em quase todos os veículos do mesmo período feitos por outros fabricantes. Mas não dessas duas marcas.
O resultado foram centenas de roubos no país e um acordo de US$ 200 milhões de dólares que as montadoras tiveram de assinar com os clientes.
Em paralelo a isso, as empresas fizeram um recall para atualização do software antirroubo. E, segundo os dados mais recentes, a iniciativa deu certo.
Números de ocorrências caiu bastante
- Informações do Highway Loss Data Institute (HLDI) mostram que a atualização de software reduziu as taxas de roubo em mais da metade.
- As montadoras começaram a implementar a atualização em fevereiro de 2023 e dizem que mais de 60% dos veículos elegíveis foram atrás da correção.
- A HLDI informa que os chamados de roubo relacionados a esses veículos caiu em 64%.
- A atualização teve como objetivo estender a duração do som do alarme de 30 segundos para um minuto e exigir uma chave na ignição para ligar o veículo.
- Nos vídeos, a pessoa removia a tampa de plástico que envolve a coluna de direção e, com a ajuda do cabo USB, fazia algumas ligações, dando partida no carro.
- Com a atualização, o carro não liga sem a chave certa no contato.
Muita estrada pela frente
Apesar da queda das ocorrências, o mesmo instituto afirma que as taxas de roubo continuam altas em relação a outras marcas.
Além disso, a polícia ainda registra um número elevado de chamados de vandalismo relacionados à Kia e à Hyundai.
Eles explicam que os criminosos continuam tentando praticar o furto, mas quando percebem que o carro não dá mais partida, eles simplesmente depredam o veículo. De raiva mesmo.
Esse é o preço que as duas montadoras terão de pagar por um bom tempo. A fama continuará existindo – e as redes sociais estão aí para prolongar o efeito. Enquanto isso, a tendência é que tanto a Kia como a Hyundai experimentem uma queda nas vendas no país.
Aos proprietários brasileiros, por aqui esse desafio do TikTok não pegou.
As informações são do The Verge.