Após cinco anos longe do maior evento de tecnologia do mundo, a Kia aproveitou a CES 2024 para anunciar o desenvolvimento de uma nova frota de vans modulares que poderão ser usadas desde a forma tradicional, até como táxi e caminhonete. De acordo com o Engadget, a chamada Platform Beyond Vehicles (PBV) ainda é um carro-conceito, mas deve entrar em produção já em 2025.
O que você precisa saber:
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
- Embora possa ser usada domesticamente, inicialmente, o PBV estará disponível apenas para serviços comerciais;
- O PBV5 será o primeiro veículo da linha a entrar em produção e deverá atender serviços públicos, como carona, entrega e outros serviços comerciais;
- Modular, o carro permite trocar peças sem muita dificuldade, incluindo todo o interior e exterior, além do motor e bateria;
- No caso do PBV5, será possível modificar o teto, ganhando mais espaço, retirar os suportes traseiros, transformando a van em uma caminhonete, e ainda alterar sua configuração para modo táxi, para dias de trabalho;
- Para permitir essas e outras transformações, o interior é totalmente modular, facilitando que quase todas as peças sejam trocadas — é como ter praticamente sempre um carro novo (ou ao menos diferente).
Leia mais!
Apesar do anúncio, a Kia não mencionou as capacidades autônomas ou outros detalhes mais técnicos. Ela explicou, no entanto, que a linha também irá contar com o PV7 e o PV1, irmãos que se diferenciarão apenas pelo tamanho — o PV7 será mais robusto. Ambas as vans também terão um sistema que facilitará a carga e descarga de um veículo para o outro (a intenção é que elas funcionem em conjunto).
Inovando ainda mais, a empresa também tem planos de desenvolver um Robotaxi PV5 em parceria com a Motional que proporcionará uma experiência autônoma de carona.
A empresa não deu prazos para a versão oficial de nenhuma das vans, mas sabe-se que a Kia já está construindo uma fábrica dedicada de PBV na Coreia, com capacidade de fabricação de 150.000 veículos já em 2025. Assim, é possível que a nova van-conceito esteja na estrada até o fim do próximo ano.