O Partido Democrata anunciou que a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, vai ser a única candidata a participar do convenção nacional da legenda. Essa condição consolida a indicação para concorrer à Presidência norte-americana na disputa eleitoral de novembro.
Ao menos 3,9 mil delegados apoiaram a atual vice-presidente para ser a representante do partido no pleito. As figuras eleitorais do partido darão início à votação nesta quinta-feira, 1º, para nomear Kamala definitivamente. O processo vai até o dia 5 de agosto.
Três outros políticos do partido tentaram se inscrever para a convenção. Apesar disso, eles não conseguiram reunir as 300 assinaturas necessárias para participar da votação virtual.
O anúncio da candidatura da vice-presidente vai ser na Convenção Nacional Democrata. O evento está marcado para ocorrer em 19 de agosto, em Chicago. O anúncio do vice-presidente de Kamala também está programado para ocorrer no mesmo evento.
“Delegados de todo o país fizeram suas vozes serem ouvidas, apoiando esmagadoramente a vice-presidente como a provável indicada do partido”, afirmou o presidente do comitê, Jaime Harrison, e a presidente da convenção, Minyon Moore.
Kamala Harris assume corrida presidencial depois de desistência de Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a sua saída da corrida presidencial no dia 21 de julho. Dias depois, a vice-presidente, Kamala Harris, anunciou que pretende “merecer e ganhar” a corrida presidencial contra Donald Trump, candidato ao comando da Casa Branca pelo Partido Republicano.
Enquanto, oficialmente, o Partido Democrata não confirma a candidatura de Kamala, os republicanos já têm definida a composição de sua chapa. O ex-presidente Trump tentará retornar à Presidência da República dos EUA tendo o senador J. D. Vance como candidato a vice-presidente.