A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, negou as especulações sobre a desistência da candidatura à reeleição de Joe Biden. Ela disse em entrevista à CBS News, nesta terça-feira, 2, que está “orgulhosa” de ser parceira do presidente norte-americano.
“Joe Biden é o nosso candidato, derrotamos Donald Trump uma vez e vamos voltar a derrotá-lo”, afirmou Kamala Harris.
Depois do mau desempenho no último debate presidencial, a mídia internacional levantou rumores sobre uma possível desistência de Joe Biden na corrida à Casa Branca.
Deputado democrata “exige” saída de Biden
Não foi só a imprensa que cogitou a mudança de candidato. Nesta terça-feira, o deputado do Texas Lloyd Doggett se tornou o primeiro legislador democrata a exigir a saída de Biden.
Nos bastidores, legisladores e figuras democratas começaram a perguntar sobre a capacidade do atual presidente de concorrer, especialmente depois do debate da última quinta-feira, 27.
Na ocasião, o atual presidente demonstrou fragilidade no confronto com o ex-presidente Donald Trump.
Ainda na terça-feira, Biden admitiu seu fraco desempenho no debate. O presidente atribuiu seu discurso confuso ao cansaço, causado por viagens intensas.
“Decidi dar a volta ao mundo algumas vezes pouco antes do debate, não dei ouvidos à minha equipe e quase dormi no palco”, afirmou Biden, durante um evento de arrecadação de fundos em McLean, no Estado da Virgínia. “Não é uma desculpa, é uma explicação.”
Uma pesquisa divulgada no último domingo, 30, pela CBS News, revelou que 72% dos eleitores dos EUA acreditam que o presidente Biden não deveria concorrer à reeleição.
O índice de rejeição representa um aumento de 9% desde o último levantamento, em fevereiro.