sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioGeralJustiça suspende entrega do relatório de igualdade salarial

Justiça suspende entrega do relatório de igualdade salarial

A obrigatoriedade de entrega do relatório de igualdade salarial ao Ministério do Trabalho está suspensa pela Justiça. As empresas deveriam realizar a entrega até 31 de agosto. Porém, em 17 de julho, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª Região decidiu pela desobrigatoriedade da medida.

A decisão ocorreu por unanimidade no plenário do TRF da 6ª Região. A Corte reestabeleceu a liminar que suspende a exigência, imposta às empresas com cem ou mais funcionários. Caso não cumprissem, estariam sujeitas a multas.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, a medida infringe direitos dos trabalhadores. A Fiemg foi a autora da ação que suspendeu a obrigatoriedade do relatório.

“Além de expor dados pessoais dos funcionários, expõe dados estratégicos das empresas de maneira, na nossa leitura, bastante equivocada”, afirmou Roscoe.

Fiemg pediu recurso na Justiça

ministério do trabalho
Relatório devia ser entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego no último sábado, 31 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A entidade entrou com ação civil pública para questionar as normas da Lei de Transparência Salarial, especialmente a obrigação de publicar o relatório gerado pelo Ministério do Trabalho. A liminar foi inicialmente cassada pela presidência do TRF-6, mas o plenário do tribunal, ao julgar recurso da Fiemg, revogou essa decisão e restabeleceu a liminar.

O relatório, que é trimestral, teve sua primeira entrega em março, por causa da aprovação da Lei 4.611, que estabelece igualdade salarial entre homens e mulheres, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui