quinta-feira, julho 4, 2024
InícioGeralJustiça libera concessão do trem Intercidades entre São Paulo e Campinas

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre São Paulo e Campinas

Em decisão proferida na quinta-feira 25, a desembargadora Maria Laura Tavares, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acatou o recurso do governo de São Paulo e derrubou a liminar que suspendia a assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas.

A linha vai ligar a capital a Campinas em dois novos serviços ferroviários e também abrange a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que vai até Jundiaí. A assinatura do acordo, agora autorizada, está prevista para maio.

Na quarta-feira 24, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo havia obtido decisão provisória da Justiça de primeira instância que impedia a continuidade dos trâmites para a formalização do acordo entre o Estado e o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos.

Há dois meses, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) bateu o martelo no leilão vencido pelo grupo brasileiro Comporte e pela chinesa CRRC. O investimento estimado do projeto do TIC Eixo Norte é de R$ 14,2 bilhões, em valor atualizado pelo IPCA.

Para desembargadora, havia “justificativa plausível” para manter a concessão do trem entre Campinas e São Paulo

No recurso apresentado ao TJ-SP, a Procuradoria-Geral do Estado argumentou que as alegações do sindicato, sobre a existência de supostas irregularidades, eram frágeis e que o descumprimento do cronograma de concessão provocaria prejuízos tanto aos cofres públicos como à população.

Na decisão que derrubou a liminar, a desembargadora destacou a necessidade de aguardar a manifestação do governo de São Paulo na ação. “Permanece a necessidade de se aguardar a apresentação de informações pelas autoridades coatoras quanto à existência dos vícios e irregularidades apontados pelo impetrante no Edital de Concorrência Internacional. Dessa forma, há justificativa plausível para conceder a antecipação da tutela recursal almejada”, escreveu Maria Laura Tavares.

Trem São Paulo-Campinas
Edital definiu o valor do projeto em R$ 13,5 bilhões | Foto: Reprodução/Metrô-CPTM

Além do serviço expresso entre São Paulo e Campinas, o empreendimento engloba a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM), entre Campinas e Jundiaí, e a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos será responsável pela operação, pela manutenção, pela modernização e pela exploração das receitas geradas por 30 anos pelo transporte ferroviário de passageiros do sistema TIC Eixo Norte.

Tarcísio disse que estava tranquilo sobre concessão

Durante a tarde, antes da decisão do TJ-SP, em visita à cidade de Americana, o governador Tarcísio Gomes de Freitas disse que estava tranquilo em relação ao cronograma da concessão. “Estou muito confiante na fortaleza dos nossos argumentos à Justiça, na fortaleza daquilo que a gente estruturou, no sucesso desse empreendimento. Não vamos perder o prazo para assinatura de contrato. O Trem Intercidades vai ser uma realidade que a gente quer fazer, e nós vamos fazer”, declarou.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui