Até quantos anos você considera saudável e adequado adultos morarem na casa dos pais? Isso, claro, levando em consideração que os filhos têm empregos fixos e conseguem se sustentar sozinhos.
Se você pensou em 20, 25 ou 30 anos, leia sobre esta história de uma mãe italiana que expulsou seus filhos quarentões de sua casa.
O caso aconteceu na cidade de Pavia, que fica no norte da Itália. A italiana tem 75 anos e os filhos, 40 e 42. Ela recorreu à Justiça para enxotar os dois homens de sua casa, conforme noticiou a imprensa local e o jornal britânico The Guardian.
O que levou a mãe a expulsar os filhos adultos de sua casa?
Segundo a matriarca, os dois filhos estariam se aproveitando dela para continuarem a viver na casa. Afinal, os dois têm empregos fixos e conseguem se virar sozinhos, caso queiram.
Os homens justificaram que estavam ali, pois era “obrigação dos pais fornecer alimentos” aos filhos. No entanto, a juíza que cuidou do caso, Simona Caterbi, não concordou Ela, inclusive, determinou que se cumprisse uma Ordem de Despejo contra os marmanjos. Para ela, a explicação não tem mais cabimento, já que os dois filhos têm mais de 40 anos.
Costume italiano
Se você já assistiu a algum filme que retrata uma família italiana, percebeu três estereótipos: que eles comem muito (e muito bem!), que conversam alto e que são muito unidos.
Neste caso, os filhos estavam unidos até demais. Mas este parece ser um costume italiano. Conforme publicado pelo The Guardian, cerca de 70% das pessoas entre 18 e 34 que estão na Itália ainda moram com os pais.
Além disso, outro estudo de 2019, ainda conforme o jornal britânico, mostrou que os filhos adultos que moram com a mãe ou o pai são estudantes, têm ou estão em busca de um emprego.
Como dito, é um costume italiano a família ser unida e todos morarem juntos. Mas, o Guardian chegou à conclusão de que o número e adultos que moram com os pais aumentou nos últimos anos, sobretudo da pandemia para cá.
E você? Moraria com seus pais até quando?